O seriado que conta a história de três físicos e um engenheiro e sua amizade com a vizinha atriz é uma boa fonte não só de piadas e comédia com estereótipos, mas de aulas de Física, também.
O roteiro é todo feito com a consultoria de especialistas – para evitar erros de conteúdo e, mesmo que algumas das referências sejam de conteúdo pós-universitário, muitas das piadas são feitas com base em matérias que caem nos vestibulares brasileiros.
Em um dos episódios (3×10 The Gorilla Experiment), por exemplo, Penny pede para que o mais geek de todos, o impagável Sheldon, a ensine um pouco de Física. Afinal, ela quer entender mais a respeito do trabalho do namorado dela, Leonard. O episódio é cheio de referências à nomes familiares, como Newton e Aristóteles, tudo no meio de muita piada e momentos engraçados.
Sheldon começa sua explicação já contando sobre o significado das palavras “Física” e “Planetas” e discorrendo sobre a origem da ciência. Em um vídeo no YouTube é possível assistir apenas às partes de “aula” do episódio.
“Newton percebeu que Aristóteles estava errado e a força não era necessária para manter o movimento”, com essas palavras (e mais parecendo um cômico professor do que um personagem de seriado americano) Sheldon explica para Penny a famosa fórmula de Newton: F = m . a.
Outros conteúdos e até algumas famosas experiências são mencionadas e explicadas no episódio (e compiladas no vídeo). Tudo, claro, com muito bom humor.
Confira o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=UJaxZFQh61s