Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Resoluções Ano Novo: Assine com super preço

Em SP, 24% dos estudantes deixam faculdade particular antes de terminar

Para diretores de universidades, estudantes de baixa renda, com dificuldades financeiras e formação deficiente, elevam taxa de evasão

Por Redação do Guia do Estudante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 Maio 2010, 10h29 • Atualizado em 16 Maio 2017, 13h54
  • da redação

    – Administração, Direito e Pedagogia têm maior número de estudantes

    Na Região Metropolitana de São Paulo, 24% dos estudantes que se matriculam em universidades particulares abandonam o curso antes da formatura. O número é de 2008 e foi divulgado na última terça-feira (18) pelo Semesp, entidade que reúne faculdades privadas no estado de São Paulo.

    Segundo o Semesp, a taxa de evasão nas faculdades pagas é quase o dobro que nas privadas, que teria 13% de desistências. O órgão relaciona o dado ao aumento da presença de alunos de baixa renda nas matrículas.

    Continua após a publicidade

    Além da dificuldade financeira, esses estudantes teriam problemas para acompanhar os cursos, já que trariam deficiências de aprendizado do ensino básico. "Mesmo com os programas de financiamento estudantil, falta uma política para manter esse aluno de baixa renda na universidade", diz Hermes Ferreira Figueiredo, presidente do Semesp.

    RECORDE
    A taxa de evasão verificada em 2008 é a maior desde que o levantamento começou a ser feito, em 2000. Na época, 60 mil dos estudantes que começavam o curso deixavam. Em 2008, o número de desistentes chegou a 168 mil.

    A região metropolitana de São Paulo, que inclui a capital paulista e municípios vizinhos, tem taxa de evasão superior à média estado paulista – 21% de desistências. O índice de evasão leva em conta alunos que trancaram o curso, abandonaram ou trocaram de faculdade.

    Continua após a publicidade

    LEIA MAIS – Notícias de vestibular – Notícias de Enem

     

    Leia mais:
    Estudantes fazem simuladão ‘de olho’ no Prouni
    Faculdade de graça em São Bernardo
    Estudante sai de SP por falta de vaga, diz MEC
    Fies, empréstimo para pagar mensalidades

    Publicidade
    Em SP, 24% dos estudantes deixam faculdade particular antes de terminar
    Estudo
    Em SP, 24% dos estudantes deixam faculdade particular antes de terminar
    Para diretores de universidades, estudantes de baixa renda, com dificuldades financeiras e formação deficiente, elevam taxa de evasão

    Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    RESOLUÇÕES ANO NOVO

    Plano Anual
    Plano Anual

    Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

    Apenas R$ 1,99/mês*

    Plano Mensal
    Plano Mensal

    R$ 19,90/mês