Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Encceja: veja quais conteúdos estudar e acesse materiais de apoio

As habilidades verificadas no Encceja são diferentes de outros exames. Entenda o que a prova espera do candidato

Por Redação 25 Maio 2022, 19h46

As inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) de 2022 estão abertas até o dia 4 de junho. A prova, destinada a jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade regular, será aplicada em todo o Brasil no dia 28 de agosto.

Se você deseja obter o diploma de conclusão do Fundamental ou do Médio por meio do Encceja, além de realizar a inscrição gratuita pelo site, vale entender os conteúdos cobrados no exame.

Como o conteúdo é cobrado

Vale ressaltar que as habilidades verificadas no Encceja são diferentes de outros exames, já que ele é direcionado às pessoas que não conseguiram concluir os estudos na idade regular. Então, a prova cobra competências a partir do que os candidatos aprenderam ao longo da vida, nas suas relações profissionais, sociais e culturais. As questões trazem situações-problema do cotidiano para avaliar o conhecimento técnico-científico.

A prova espera que o estudante compreenda os processos sociais utilizando conhecimentos históricos e geográficos. Outra habilidade é reconhecer as linguagens como elementos de um sistema de comunicação e, a partir disso, pensar sobre como a sociedade se comunica.

Em matemática, por exemplo, é cobrado do estudante o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade. As questões podem pedir que sejam usados conceitos algébricos para modelar e resolver problemas.

Na parte de ciências, o exame exige a compreensão da relação da natureza com o ser humano, a discussão sobre saúde como bem pessoal e ambiental, e também o entendimento da ciência como atividade humana e histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural.

O que cai nas provas

No portal Inep, o estudante encontra apostilas gratuitas com conteúdo voltado especialmente para quem pretende buscar a certificação, divididos por áreas de conhecimento. É uma maneira de entender melhor a abordagem do exame e se preparar.

Confira o que cai nos dois tipos de prova (Ensino Fundamental ou Ensino Médio). Ao clicar na disciplina ou área do conhecimento, você acessa o link da apostila específica. Bons estudos!

Continua após a publicidade

Para o ensino fundamental

Para o ensino médio

Cronograma Encceja 2022

Inscrições: 24/05 a 4/06

Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 24/05 a 4/06

Resultado da solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 8/06

Recurso da solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 8 a 14/06

Resultado do recurso da solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 17/06

Aplicação das provas: 28/08

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Continua após a publicidade

Publicidade