Quais são os temas que mais caem em Ciências Humanas no Enem?
Fique ligado no que mais é cobrado nas provas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia
História, Geografia, Filosofia e Sociologia: são inúmeros os assuntos que podem cair dentro da prova de Ciências Humanas no Enem. Para ajudar a navegar esse mar de conteúdo, o cursinho Aprova Total desenvolve todo ano uma análise das últimas edições para descobrir, afinal, quais são os temas mais recorrentes dentro das humanidades, separados por disciplina.
Como as provas de Ciências Humanas exigem conteúdos mais densos, essas informações podem ajudar a organizar os estudos. Assim, o estudante pode priorizar temas e planejar o tempo adequado para responder cada tópico. É interessante fazer resumos para memorizar datas, contextos e teorias.
Mas vamos aos assuntos. Segundo o levantamento do Aprova Total, os temas mais pedidos em História entre 2016 e 2022 foram a Idade Moderna, com 15,6% das perguntas (o que inclui as Grandes Navegações, Colonização da América, Mercantilismo e Absolutismo) e o Século XXI, também com 15,6% (Patrimônio e Memória, História da Arte e Historiografia).
Veja a relação completa dos tópicos habituais de História, de acordo com a Análise Enem 2022.
História
- Idade Moderna 15,6%
- Século XXI 15,6%
- Brasil: Colônia 12,2%
- Brasil: Estado Novo e Populismo 11,1%
- Idade Média 10,0%
- Brasil: Monarquia 8,9%
- Brasil: República Velha 6,7%
- Idade Antiga 4,4%
- Guerras e Conflitos do Século XX 4,4%
- Idade Contemporânea 4,4%
- Brasil: Ditadura Militar 3,3%
- Século XX 2,2%
+ 8 características vitais da prova de Ciências Humanas do Enem
Geografia
Já em Geografia, a campeã de questões é a boa e velha Geopolítica, com 14,1% das perguntas. Isso inclui, por exemplo, Globalização, Geografia Econômica e Conflitos. Em seguida, vêm perguntas sobre países distantes, como Oriente Médio, Japão, China e Tigres Asiáticos, com 12,1% das questões, seguido por Espaço Agrário (Produção Agrícola e Pecuária no Brasil, Revolução Verde, Questão Fundiária no Brasil), com 8,7%.
- Geopolítica 14,1%
- Volta ao Mundo 12,1%
- Espaço Agrário 8,7%
- Espaço Urbano 8,7%
- Geologia 6,3%
- Questões Ambientais 5,3%
- Migrações 4,9%
- Clima 4,4%
- Conceitos da Geografia 3,9%
- Indústria 3,9%
- Demografia 3,9%
- Transportes, Comércio e Serviço 3,4%
- Cartografia e Geoprocessamento 2,9%
- Terra 2,4%
- Atmosfera 2,4%
- Hidrosfera 2,4%
- Domínios Morfoclimáticos 2,4%
- Espaço Brasileiro 1,9%
- Fontes de Energia 1,5%
- Blocos Econômicos 1,5%
Filosofia
Em filosofia, o assunto mais questionado pelo Enem é a Filosofia Antiga, com 26,7% das perguntas entre 2016 e 2022. Isso inclui o período pré-socrático, Sócrates e os Sofistas, filosofias Helenísticas, Aristóteles e Platão, por exemplo. Em segundo lugar, vêm os filósofos Modernos (17,8% das questões): Descartes, Locke, Hume, Francis Bacon e Kant.
Veja a lista completa do Aprova Total:
- Filosofia Antiga 26,7%
- Filosofia Moderna 17,8%
- Mal e Justiça 11,1%
- Filosofia Política 8,9%
- Filosofia Medieval 6,7%
- Existencialismo 6,7%
- Filosofia Alemã 6,7%
- Questões Filosóficas da Contemporaneidade 4,4%
- Áreas da Filosofia 4,4%
- Psicanálise e Teoria Crítica 4,4%
- Filosofia Contemporânea 2,2
Sociologia
Em Sociologia, o assunto mais recorrente das perguntas do Enem foi Estado e Cidadania, com 17,4% das questões. Em seguida vieram questões sobre Movimentos Sociais (16,3%). São temas como Feminismo e Questões de Gênero, Movimento Negro e Movimentos Agrários e Urbanos, por exemplo.
- Estado e Cidadania 17,4%
- Movimentos Sociais 16,3%
- Cultura e Sociedade 15,1%
- Sociologia Brasileira 14,0%
- Sociologia Contemporânea 11,6%
- Sociologia do Trabalho 7,0%
- Sociologia Política 7,0%
- Teoria Sociológica 5,8%
- Meio ambiente, Sociedade e Comunicação 5,8%
* A soma das porcentagens destes gráficos não é necessariamente 100, pois os valores foram arredondados para uma casa decimal de modo a facilitar a compreensão dos dados.
Como estudar Ciências Humanas?
As matérias de Ciências Humanas apresentam conteúdos densos que exigem compreensão dos fenômenos sociais e históricos, pois não adianta apenas memorizar o fato, datas, nomes e lugares. É preciso compreender o assunto e saber lidar com ele de forma interdisciplinar. Por isso, o estudante deve prestar atenção nas aulas e fazer resumos de tudo o que for importante.
Observe, com calma, o edital do Enem e verifique tudo o que pode ser cobrado em prova. Tente relacionar os temas, que, muitas vezes, podem complementar-se e dê prioridade à graduação dos conteúdos: dos mais básicos para os mais avançados, assim ficará mais fácil compreender a linha de raciocínio da matéria. Uma dica que pode facilitar bastante a fixação do conteúdo é a criação de pequenos cartões com conceitos ou o que julgar mais difícil de recordar. Faça um esforço para relê-los todos os dias, assim a memória fotográfica pode contribuir na hora da prova.
O principal é a leitura atenta de cada tema! Não temos como escapar. Revise sempre que puder e busque entender, a fundo, cada tópico. Sempre que encontrar dúvida, pergunte ao professor. Não deixe nada passar!
Assine o GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.