Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99

Entenda por que o CNU 2026 foi cancelado

Veja também detalhes sobre a segunda edição do concurso, prevista para 2025

Por Patrícia Giuffrida
10 abr 2025, 10h00
candidatos em prova de concurso
 (Joel Rodrigues/Agência Brasil)
Continua após publicidade

O CNU (Concurso Nacional Unificado), conhecido como o “Enem dos Concursos”, foi cancelado em 2026. Como o ano será de eleições, a legislação eleitoral impede nomeações nos três meses antes do pleito — e também até a posse dos novos eleitos. Resultado: sem tempo hábil para homologar os resultados, a prova precisou ser cancelada nesse ano.

Mas calma que tem notícia boa! A segunda edição do CNU está confirmadíssima para 2025, com provas previstas para o segundo semestre e homologação até junho de 2026. O governo promete uma versão turbinada do concurso, com novidades que devem facilitar a vida de quem sonha com o serviço público.

+ Tudo que você precisa saber se quer se tornar funcionário público

CNU 2025: o que vai mudar?

Confira aqui as principais novidades previstas para este ano:

1. Cartão-resposta com código de barras. Nada de bolinha com caneta preta! Depois das confusões da edição anterior, o CNU vai adotar um sistema de código de barras para identificar o candidato. Isso garante mais segurança e privacidade, já que os dados pessoais não ficarão expostos na correção.

Continua após a publicidade

2. Cada caderno terá um código único, que liga a prova ao candidato sem mostrar o nome ou o número de inscrição. Além disso, o sistema agilizará a correção — especialmente útil nas salas com provas embaralhadas.

3. Um edital para todos os blocos. Na versão 2024, houve oito editais diferentes, o que causou dúvidas até nos mais organizados. Agora, o edital será unificado, com divisões por blocos temáticos. Ou seja: mais clareza, menos confusão.

4. Novas carreiras transversais. O CNU também traz duas novas carreiras de nível superior: Analista Técnico de Justiça e Defesa e Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico. Elas são consideradas transversais, ou seja, podem atuar em diferentes órgãos da administração pública.

Continua após a publicidade

Sem edição em 2026, mas com o foco lá na frente

Mesmo com a pausa em 2026, o projeto do CNU não deve parar. O modelo unificado, segundo o governo, é uma aposta para tornar os concursos públicos mais acessíveis e eficientes. Com melhorias técnicas e mais transparência, a ideia é consolidar esse novo formato nos próximos anos. Se você está se preparando, aproveite 2025 como sua grande chance. Afinal, se o concurso vai tirar folga em 2026, é melhor garantir a vaga antes disso!

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Entenda por que o CNU 2026 foi cancelado
Estudo
Entenda por que o CNU 2026 foi cancelado
Veja também detalhes sobre a segunda edição do concurso, prevista para 2025

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 2,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.