Certamente você já foi aconselhado a treinar para o Enem e outros vestibulares fazendo simulados. A sacada é que esse tipo de treino ajuda a acostumar com o estilo da prova, o tipo de questões que costuma ser cobrado e, também, a mapear os assuntos que caem mais em cada matéria.
Resolver as questões também pode servir como “termômetro” para os seus estudos, ajudando a verificar quais assuntos precisam ser estudados um pouco mais.
Assim, fazer simulados é um dos principais pontos na preparação para os exames, mas eles devem ser feitos tomando alguns cuidados. Veja, abaixo, os 6 erros mais comuns que você pode cometer no treino.
1. Distração: São aqueles erros que poderiam ser evitados ao prestar mais atenção e rever as contas, o texto e a parte conceitual das questões.
2. Erro de interpretação: Para diminuir a incidência desses erros, faça uma segunda leitura dos enunciados e textos.
3. Falta de tempo: Ser forçado a chutar questões fáceis no final da prova, por falta de tempo, é uma das piores situações. Para evitá-la, controle seu tempo de maneira rigorosa ao longo da prova. Também vale treinar mais com simulados para saber como distribuir melhor o tempo.
4. Não dominar o conteúdo: Deixar de responder uma questão por desconhecer o assunto é um sinal importante de que o estudo foi insuficiente. Então, anote os assuntos e volte para os cadernos e livros.
5. Traumas com matérias: Lembre-se que é mais fácil aumentar sua pontuação geral investindo nas matérias de que não gosta do que em matérias de que você gosta mais. Não alimente seus traumas – elimine-os.
6. Nervosismo: Manter a calma é essencial. Treine o máximo que puder para ganhar segurança e confiar mais em si.