Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Estude a poesia de Camões com a ajuda de músicas da MPB

Sua poesia lírica é relembrada e homenageada em constantes referências na cultura popular

Por Redação Atualizado em 31 Maio 2019, 16h47 - Publicado em 10 jun 2015, 19h46

Não se sabe muito sobre a biografia de Camões e o que se fala sobre sua vida é alvo de constantes debates entre os teóricos. O foco é: dono de um talento incrível com as palavras, é o maior nome do Classicismo português. Sua obra mais importante é o poema épico “Os Lusíadas”. Camões, no entanto, não se concentrou apenas nesse gênero e apresenta um extenso trabalho também no campo da poesia lírica. Não à toa, nesta quarta-feira (10) é comemorado o Dia da Língua Portuguesa em homenagem ao mestre português.

– Veja a análise do poema épico “Os Lusíadas”

– Confira fatos importantes na vida de Luís de Camões

(Imagem: Fernão Gomes/Wikimedia Commons)(Imagem: Fernão Gomes/Wikimedia Commons)

Acima vocês conferem o retrato, segundo registros, mais fiel de Camões. Foi feito por Fernão Gomes (por volta de 1577), mas essa é uma cópia de Luís de Resende, pois o original, pintado ainda durante a vida do poeta, não foi encontrado.

– Estude o Classicismo português: resumo, características, principais autores e questões comentadas

Sua poesia lírica é relembrada e homenageada em constantes referências na cultura popular. Na música brasileira, dois grandes artistas relembraram Camões em suas canções. Caetano Veloso, em 1984, e Renato Russo, em 1989. Ouça abaixo:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=AKqLU7aMU7M?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=tX7cqBreLUY?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

Conhece outras músicas com referências a Camões? Comente abaixo! 😀

Continua após a publicidade

Publicidade