logo-ge

Estude as obras literárias da Fuvest 2018 – A Cidade e as Serras

Um clássico da literatura do Realisno em Portugal que a Fuvest mantém para o vestibular 2018 da USP

Neste post, falamos de um clássico que resiste entre os livros obrigatórios da Fuvest e foi mantido para o vestibular 2018 da USP, A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós.

Baixe aqui o pdf gratuito da obra na Biblioteca Nacional de Portugal

Último romance do escritor português, A Cidade e as Serras só foi publicado um ano após sua morte. No livro, Eça compara a vida agitada e caótica da cidade de Paris à vida pacata e simples do interior de Portugal, em Tormes.

O protagonista é Jacinto, membro da elite portuguesa e que vive em Paris, leva um estilo de vida afrancesado e que enaltece cegamente o progresso urbano e industrial. Um dia, porém, ele decide que é a hora de voltar a Tormes onde conhecerá a vida do campo e buscará a síntese entre os dois estilos de vida. 

– Estude A Cidade e as Serras com a análise do GUIA DO ESTUDANTE  e conheça os personagens do romance.

A seguir, sites e vídeos para você se divertir e aprender um pouco mais sobre a obra:

Sites

Em Portugal, a Fundação Eça de Queiroz (grafia com “z” do nome da instituição) tem um site bem interessante para conhecer a vida e obra do escritor português. Você vê sua biografia e cronologia das obras , e a relação dele com o Brasil. Ainda há várias ilustrações interessantes sobre A Cidade e as Serras.

Quem tiver a oportunidade de viajar a Portugal pode inclusive participar de atividades promovidas pela fundação. Um passeio bem interessante é “O Caminho de Jacinto”, onde o público percorre na vida real a trilha da personagem do livro, começando na estação de Tormes (Arego).

Por sua vez, o site da Biblioteca Nacional de Portugal traz também uma sessão completa só sobre Eça.  Lá você encontra, não apenas a versão digital de A Cidade e as Serras, mas também dos demais livros do escritor .