logo-ge

Estude as obras literárias da Fuvest – Dom Casmurro

Veja dicas para saber mais sobre a obra

No terceiro post sobre as obras obrigatórias da Fuvest e da Unicamp nos vestibulares 2012, vamos falar sobre o clássico Dom Casmurro, de Machado de Assis.

– Aprenda mais sobre “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos

– Aprenda mais sobre “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente

Publicado pela primeira vez em 1899, Dom Casmurro é uma das grandes obras de Machado de Assis e faz parte do realismo brasileiro.

O livro começa com Bento Santiago, apelidado de Dom Casmurro, já velho. Ele então passa a relembrar fatos de sua vida, da infância à vida adulta, quando se casa com Capitu e tem um filho. Esta relação, aliás, será o centro da história de Bento.

– Dom Casmurro: conheça os personagens do clássico de Machado de Assis

– Dom Casmurro, de Machado de Assis, traz memórias de um personagem amargurado que acredita ter sido traído pela mulher

Veja dicas de um filme, uma história em quadrinhos e duas séries de TV para você se divertir e aprender um pouco mais sobre o livro:

Quadrinhos
Ruy Trindade lançou Dom Casmurro em quadrinhos pela editora Egba. O livro de 280 páginas traz o texto de Machado de Assis na íntegra, acompanhado dos desenhos em quadrinhos.

Além desta HQ que já foi lançada, há outras duas adaptações da obra em andamento e que devem ser lançadas nos próximos meses. Uma está por conta de Felipe Greco e Mário Cau. Outra, de Wellington Srbek e José Aguiar.


Filme
O filme brasileiro “Dom”, de 2003, é uma releitura da obra de Machado que se passa nos dias atuais. Na história, o protagonista Bento ganha esse nome dos pais justamente porque eles são grandes amantes dos livros de Machado.

Com isso, ele cresce com a ideia fixa de que seria o próprio Bento do livro e, assim como acontece na historia, também se apaixonaria por uma mulher chamada Capitu e acabaria sofrendo uma traição.


Minissérie
A minissérie Capitu, da Rede Globo, teve cinco episódios e foi exibida em 2008. Ela conta de uma forma bem fiel ao livro a história de Bentinho e Capitu.

Junto com a série foi criado um projeto bem legal, o Mil Casmurros, onde cada trecho do livro foi lido e gravado por uma pessoa diferente. Bastava entrar no site, escolheu o seu trecho, gravar e depois compartilhar nas redes sociais.

É possível achar os DVDs para comprar ou visitar o site do programa, que tem muitas informações sobre Machado de Assis.

Série de TV
A série da TV Cultura Tudo o que é sólido pode derreter, que conta a história de Thereza e seus amigos em um colégio de São Paulo, tem um episódio sobre Dom Casmurro.

– Assista ao episódio no site do programa

Na historia, o casal de namorados mais popular do colégio, Dalila e João Felipe, separa-se, gerando uma onda de boatos. De uma hora para outra, eles nem se cumprimentam mais, o que gera versões sobre a infidelidade dos dois. Logo Thereza vai se lembrar do caso amoroso narrado por Machado de Assis no livro.