logo-ge

Estude química orgânica, inorgânica e conceitos interdisciplinares com uma visita ao museu

A química nunca está sozinha. No ambiente ela sempre se relaciona com física, biologia e outras ciências naturais. A mesma coisa nos vestibulares, que cada vez mais abordam conceitos químicos em questões interdisciplinares e relacionam com coisas do cotidiano e de atualidade.

– Veja como dicas de como estudar química na Fuvest

Uma exposição na Estação Ciência é uma boa pedida para quem quer estudar química orgânica, inorgânica e reações químicas e ainda entender onde ela está presente no dia-a-dia.

Em “Química para um mundo melhor”, que pode ser visitada até seis de novembro, vemos a aplicação da química orgânica e inorgânica em quatro grandes temas atuais e como novos estudos podem ajudar a diminuir o impacto ambiental e resolver problemas como poluição e exploração indevida dos recursos naturais.

Visitamos a exposição e trazemos para vocês alguns pontos legais para prestar atenção no vestibular. Até mesmo em questões de geografia sobre meio-ambiente, telecomunicações e urbanização você pode usar conceitos de química. Confira!

– Estude com este simulado de reações orgânicas!

– Teste seus conhecimentos sobre funções inorgânicas

Energia e Recursos

Questões atuais que podem cair no vestibular
– A questão do efeito estufa. 80% da energia que consumidos atualmente vêm da queima de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral. Os combustíveis fósseis são constituídos de carbono e sua queima libera gás carbônico, que aumenta a temperatura do planeta ao aumentar o efeito estufa.

Onde a química orgânica está presente
– A criação de novos polímeros criam tubos plásticos mais resistentes que evitam os vazamentos e desperdícios de água. É importante, já que a água é um recurso cada vez mais escasso e de difícil acesso. Exemplo: 3,3 bilhões de pessoas no mundo bebem água de má qualidade. Em São Paulo, 40% da água fornecida é desperdiçada.

Onde a química inorgânica está presente
– A energia solar é uma alternativa renovável de energia e mais limpa que a queima de combustíveis fósseis. As células voltaicas para converter a energia solar em elétrica são feitas com materiais como silício, arsênio, selênio, telúrio e germânio.
– Para tratar a água e torná-la potável, utiliza-se cloro e sais de alumínio durante os processos de decantação, filtração e floculação.

Tecnologia da Comunicação

Questões atuais que podem cair no vestibular
– A revolução dos meios de comunicação e como cada vez mais o mundo está integrado na troca de informações é um ponto importante a ser estudado.
– O impacto ambiental também é importante. Sabia, por exemplo, que fazer um computador consome 1800kg de material, sendo destes 1500L de água?

Onde a química inorgânica está presente
– Você certamente tem um celular, certo? Basta observá-lo para ver as aplicações da química. Sua bateria, por exemplo, é feita de lítio e níquel. E neste instante há cientistas trabalhando para fabricar baterias mais leves e sustentáveis.
– Nele, da tela ao casco, você encontra carbono, cobre, hidrogênio, oxigênio e lítio.

Onde a química orgânica está presente
– A química tem procurado desenvolver baterias mais eficientes, novos plásticos que conduzem energia para telas flexíveis e sensíveis ao toque, e materiais para facilitar a condução eletromagnética de dados.

Nutrição e Saúde

Questões atuais que podem cair no vestibular
– A substituição do gás CFC (clorofluorcarbonetos) pelo gás HFC (hexafluorcarbonetos), presente atualmente nas geladeiras, ares-condicionados e aerossóis. O CFC, amplamente usado, era um grande inimigo do camada de ozônio.

Onde a química orgânica está presente
– Basta abrir sua geladeira para estudar, já que há uma série de polímeros por ali. As embalagens Tetra Pak (de leite e sucos, por exemplo), são feitas de polietileno. Já a espuma que reveste internamente a geladeira e serve de isolante térmico é feita de poliuretano. Por fim, o gás refrigerante que deixa as coisas geladinhas é o HFC (hexafluorcarbonetos).

Urbanização

Questões atuais que podem cair no vestibular
– A superpopulação na terra e o aumento da população urbana. Como conciliar tal crescimento com políticas de desenvolvimento sustentável? Como usar os recursos naturais de modo adequado? Para se ter uma ideia: metade da população mundial é urbana, com 400 cidades com mais de 1 milhão de habitantes e 19 com mais de 10 milhões. Em 2050 70% da população será urbana.

Onde a química orgânica está presente
– Há polímeros nas tintas usadas para pintar edifícios e também na espuma que reveste paredes e serve de isolamento acústico.

Onde a química inorgânica está presente
– Na construção civil podemos medir os elementos mais comuns: cálcio, ferro, oxigênio, silício e cobre. Cálcio, oxigênio e silício por estarem presentes na mistura do cimento. Ferro para construir as fundações; e cobre na fiação elétrica.