Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Ex-aluno de escola pública passa em federal usando curso online

Yuri ainda precisou aliar os estudos com o trabalho de recepcionista em um hospital

Por Marcela Coelho Atualizado em 2 mar 2018, 18h20 - Publicado em 1 mar 2018, 12h03
Yuri Silva Luducene foi aprovado em enfermagem na UFJF Yuri Luducene/Arquivo pessoal

“Eu chegava do trabalho, descansava um pouco e já ia estudar, inclusive aos finais de semana.” Durante um ano essa foi a rotina do ex-aluno de escola pública Yuri Silva Luducene, de 20 anos. A recompensa veio à altura: ele foi aprovado em enfermagem na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, via Sisu.

Feliz com a aprovação no curso que sonhou, Yuri contou que escolheu enfermagem assim que terminou o ensino médio e começou a trabalhar como recepcionista em um hospital. “Fiquei fascinado pela profissão, ela exige muita sensibilidade e contato direto com as pessoas.”

A fase de preparação para o vestibular foi bastante exaustiva. Como era preciso aliar os estudos com o trabalho, Yuri estudava cerca de 3 horas por dia e compensava todos os atrasos nas matérias durante os fins de semana.

Ele teve como auxílio o site, as revistas e o Curso Enem do Guia do Estudante. “Resolvi assinar o curso, pois li e ouvi vários relatos de pessoas que entraram na faculdade usando a plataforma, e realmente ela foi de grande importância para eu conseguir uma vaga”, disse.

Curso Enem

O GUIA DO ESTUDANTE lançou uma plataforma online com videoaulas, textos e exercícios para te ajudar a mandar bem no Enem e em outros vestibulares! Conheça clicando aqui.

Yuri também relatou que para chegar até a aprovação foi necessária muita disciplina. “Não foi fácil estudar online, eu tinha que saber aproveitar meu tempo de maneira eficiente. Eu estudava até no ônibus, devido a praticidade do curso.” Isso foi possível porque o Curso Enem pode ser acessado em qualquer lugar por meio de celular, tablet ou computador.

Continua após a publicidade

Para o estudante, outra facilidade do estudo virtual são as videoaulas, que “vão direto ao ponto referente ao assunto, sem rodeios”. Sua preparação ainda contou com um cronograma de estudos que intercalava as matérias cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de acordo com as áreas de conhecimento.

As maiores dificuldades do ex-aluno de escola pública foram em relação as disciplinas de matemática e química, mas com bastante esforço ele reverteu isso. “Tive um ensino médio totalmente defasado na escola pública. Só consegui superar essas matérias graças aos exercícios que eu fazia foram muitos”, falou. Além disso, para manter a disciplina, ele disse que era preciso estipular metas: “Eu só ia ao cinema depois de fazer uma lista com vários exercícios, por exemplo”.

No Enem 2017, Yuri alcançou nota 840 na redação. O segredo? “Fazia uma redação por semana, sempre aos sábados, e acompanhava as atualidades para usar como argumentos.”

Além de todas essas ajudas, ele teve mais uma em especial: a mãe, com quem mora em Juiz de Fora. “Ela sempre apoiou os meus estudos, me incentivava o tempo todo, apesar de viver dizendo que eu deveria fazer concurso”, expôs em tom de brincadeira.

Curso Enem GE

A partir desta quinta-feira (1), o Curso Enem GE está de volta com muitas novidades. A plataforma online do Guia do Estudante que prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares, ganha novas aulas e um novo visual.

Além de exercícios e material de apoio, o Curso Enem já tem 126 videoaulas publicadas e até dia 30 de outubro terá a publicação de uma nova videoaula por semana, às terças-feiras.

Conheça também os cursos de Redação e de Inglês do Guia do Estudante. 

Continua após a publicidade

Publicidade