logo-ge

Feriado reúne milhares de universitários no interior paulista para jogos e muita festa

Juca, InterUSP, JUEF, Intercomp e Interpsico acontecem de 3 a 6 de junho no estado

da redação

 

Todo ano o ritual se repete: no feriado de Corpus Christi, seja no final de maio ou em junho, milhares de estudantes de dezenas de faculdades de São Paulo migram por quatro dias para cidades do interior. O motivo? Medir forças em competições esportivas e, claro, aproveitar muito o clima de festa.

Em 2010 não será diferente. De 3 a 6 de junho dois importantes inters – como são chamados os jogos universitários – acontecem ao mesmo tempo em diferentes cidades: os Jogos Universitários de Comunicações e Artes (Juca), em Araraquara; e o InterUSP (da Universidade de São Paulo), em Santa Rita do Passa Quatro.

No feriado também acontece a quinta edição dos Jogos Universitários de Educação Física (JUEF) , em Barra Bonita; o 21º Intercomp, que reúne faculdades de Computação, Matemática e Estatística e levará 1200 estudantes a São Carlos; e o 15º Interpsico, para faculdades de Psicologia, que leverá dois mil estudantes a Casa Branca.

As associações atléticas das faculdades se preparam durante toda uma gestão por esse momento. Os atletas treinam à exaustão. A torcida prepara a bateria e os gritos de guerra. Tanto preparo não é à toa: pelo menos entre os alunos que participam dos jogos, o esporte universitário é levado a sério. Uma vitória em quadra vale, guardadas todas as proporções, quase como um ouro em uma Olimpíada. O espírito esportivo sempre está presente, mas ninguém abre a mão de gritar “é campeão!!” e tirar um sarro da faculdade adversária…

Boa parte da diversão dos inters vem da rivalidade em quadra e entre as torcidas. E há também outro grande motivo para aguardar ansiosamente o evento (para muitos, aliás, o motivo principal). Além de fugir das obrigações acadêmicas por alguns dias e curtir três baladas, uma em cada noite do evento, a cerveja rola o dia todo. A caneca a tiracolo é item obrigatório, ao lado da camiseta com as cores da faculdade.

InterUSP
O InterUSP chega à sua 26ª edição em 2010 e reúne em Santa Rita do Passa Quatro, cidade distante 279km da capital, oito faculdades da Universidade de São Paulo (USP): Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Faculdade de Medicina (Pinheiros), Faculdade de Medicina (Ribeirão Preto), Faculdade de Odontologia (Fousp), Escola Politécnica (Poli) e Faculdade de Direito.

Para os participantes, é o evento esportivo mais importante do ano, já que reúne faculdades da USP reconhecidas pelo alto nível técnico no esporte universitário, como Poli, FEA e Medicina Pinheiros.
A Medicina Pinheiros é a campeã histórica da competição, ficando em primeiro lugar em 19 ocasiões. Contudo, nos últimos anos, a Poli tem respondido à altura, elevando o nível de competitividade: foi campeã nas duas últimas edições dos jogos. Ao todo, a escola acumuda seis títulos, todos conquistados nos anos 2000.

Juca
Disputado desde 1993, o Juca chega à sua 17ª edição reunindo mais de 6 mil estudantes de cursos de comunicações e artes. Este ano, a cidade-sede será Araraquara, a 270km da capital.

Participam do Juca a Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade Cásper Líbero, Universidade Metodista (de São Bernardo do Campo, São Paulo), Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Os universitários que se reúnem no Juca são de diversos cursos, como Arquitetura, Design, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Turismo, Editoração, Jornalismo, Biblioteconomia, Artes Plásticas, Artes Cênicas, Música, Audiovisual, Desenho Industrial, Multimeios e Cinema.

O Mackenzie é hegemônico no Juca, tendo sido campeão em 13 das 16 competições já realizadas. Outros títulos ficaram com ESPM (1993), Faap (1994) e ECA-USP (2007). Desde 2002, ECA-USP, Cásper Líbero e Metodista são as principais adversárias do Mackenzie, lutando pelas primeiras posições.

 

SAIBA MAIS

– Notícias de vestibular

– Notícias de Enem