Milhares de mulheres serviram no Exército Vermelho e em forças aliadas quando a Alemanha invadiu a União Soviética, em 1941. Com a derrota dos nazistas, nos anos seguintes, elas foram saudadas como heroínas. A fotógrafa polonesa Agnieszka Rayss decidiu homenagear as veteranas em um ensaio, com trechos publicados pelo livro “The Other Hundred”, em 2013.
Em seu site a fotógrafa explica que o projeto foi inspirado no livro “War’s Unwomanly Face”, de 1985. Todas as mulheres, de diferentes nacionalidades, estavam lutando na Segunda Guerra Mundial por sua “terra natal”, a União Soviética. Pelos relatos, é possível ver que a guerra foi bem difícil para elas. Além de serem muito jovens (por volta de 16 a 18 anos), elas tiveram que aprender muitas coisas durante o conflito para sobreviver. Foram enfermeiras, motoristas de caminhões, funcionárias de setores de comunicação… A maioria decidiu fazer parte do Exército de forma voluntária e todas lutaram por suas vidas ao lado de soldados homens.
Agnieszka Rayss trabalha em Varsóvia, na Polônia. Já venceu diversos prêmios, entre eles o World Press Photo Picture of the Year em 2011 e 2012, e foi finalista duas vezes para o Prêmio Hasselblad Master. Ela também é o criadora do American Dream, um álbum sobre a cultura pop na Europa Oriental. Todas as fotos publicadas aqui (e as outras belas imagens do ensaio) podem ser encontradas em seu site: agnieszkarayss.com
*Com informações do The Guardian