Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Resoluções Ano Novo: Assine com super preço

História – Imperialismo

Professor tira dúvida sobre história

Por Redação do Guia do Estudante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 dez 2012, 18h39 • Atualizado em 16 Maio 2017, 13h40
  • Qual é a diferença entre Neocolonialismo e Imperialismo?
    Enviado por Milena

    História – Imperialismo

    O Imperialismo é um conceito mais amplo que abrange o conceito mais específico de Neocolonialismo.

    Denomina-se de Imperialismo a fase na qual o sistema capitalista torna-se industrialmente mais tecnológico, utiliza-se de métodos mais agressivos na busca de mercados, adquire uma abrangência mundial e passa a ser conduzido e manipulado por empresas multinacionais e por grandes bancos. Dois dos componentes fundamentais do Imperialismo são o capitalismo monopolista e o capitalismo oligopolista, ou seja, o surgimento e a ação de grandes empresas industriais que passam a deter a maior parte do mercado (concentração econômica), fato este que dificulta a concorrência às pequenas e médias empresas. Outro componente do imperialismo e que age de forma semelhante é o capitalismo financeiro dos grandes bancos: poucas e poderosas instituições financeiras fornecem empréstimo e provocam endividamentos com a obtenção de fartos lucros.

    Nessa busca desenfreada por novos mercados consumidores de industrializados, pelo fornecimento de matérias-primas e de combustíveis, e por locais para novos investimentos é que as potências europeias passam a conquistar novas colônias na África, Ásia e Oceania. O Neocolonialismo, portanto, é o terceiro componente do Imperialismo, ou seja, um desdobramento da evolução do capitalismo contemporâneo.

    Continua após a publicidade

    Toda essa ação mais agressiva do capitalismo começou a acontecer na Segunda Revolução Industrial (1850-1945), época em que foram desenvolvidos os motores elétricos e à explosão, a siderurgia do aço, os barcos movidos a hélice, os sistemas ferroviários e rodoviários, o telégrafo, o telefone, o automóvel, o avião etc.

    >>> Veja também: Choques de interesses entre potências imperialistas colocaram várias nações em guerra do fim do império napoleônico à Primeira Guerra Mundial. Seus conhecimentos sobre esse período estão afiados? Clique aqui para descobrir resolvendo um simulado.

    Questão respondida pelo professor Antônio Carlos Güttler do Sistema de Ensino Energia, graduado em História pela UnB (Universidade de Brasília) e mestre em História pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

    Publicidade
    História – Imperialismo
    Estudo
    História – Imperialismo
    Professor tira dúvida sobre história

    Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    RESOLUÇÕES ANO NOVO

    Plano Anual
    Plano Anual

    Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

    Apenas R$ 1,99/mês*

    Plano Mensal
    Plano Mensal

    R$ 19,90/mês