logo-ge

“Ideias que Colam”: a mente e o inconsciente de Sigmund Freud

Confira o sexto episódio da série "Ideias que Colam", do Instituto CPFL, com divulgação exclusiva do GE

Por causa de Sigmund Freud muita coisa mudou no mundo. Após muito estudo e observação no fim do século 19, o médico neurologista, nascido em Viena, na Áustria, percebeu que era, sim, possível tratar as doenças da mente para além de procedimentos cirúrgicos usados na época. Para ele, a compreensão da mente passava necessariamente pela existência do inconsciente.

E como seria possível acessar esse inconsciente? Segundo Freud, por meio dos sonhos e de conceitos como a “livre associação” e o “ato falho”. Usando-os como ferramentas, seria possível trabalhar a cura pela fala, pelo diálogo entre o médico e o paciente. Assim, ele deu vida à psicanálise, método terapêutico muito usado atualmente.

Diante de toda sua influência e importância, ele é o protagonista do sexto episódio de “Ideias que Colam”, primeira série em animação da Liquid Media Lab, em parceria com o Instituto CPFL, sobre os grandes pensadores da humanidade.   

Gostou? Confira também os episódios anteriores da série:

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.