logo-ge

II Encontro de Bioética da Universidade Presbiteriana Mackenzie

A UNESCO, por meio da Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos, em um de seus artigos preconiza o estímulo de programas de disseminação de informação e conhecimento sobre bioética, com o objetivo de uma melhor compreensão das implicações éticas dos avanços científicos e tecnológicos.

Assim, os Estados devem estimular a participação de organizações intergovernamentais, internacionais e regionais e de organizações não-governamentais internacionais, regionais e nacionais neste esforço.

É neste contexto que a Universidade Presbiteriana Mackenzie se inclui com a realização do II Encontro de Bioética que tem por objetivo divulgar a produção científica e acadêmica de pesquisadores (docentes e discentes) e estabelecer o diálogo entre pares, privilegiando uma reflexão bioética sobre temas persistentes e emergentes.

O Encontro de Bioética é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Ética e Bioética pertencente ao curso de Filosofia (Centro de Ciências e Humanidades/UPM) que pretende integrar esforços para promover um amplo debate sobre vários aspectos que cabe a reflexão bioética, entre eles: a terminalidade da vida; reflexão bioética nas perspectivas filosófica, jurídica e científica. São tradicionais, no âmbito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, os programas de formação acadêmica numa perspectiva interdisciplinar. Neste sentido, a Bioética, por seu caráter interdisciplinar, procura promover o diálogo reflexivo entre várias áreas do conhecimento.

Comissão organizadora

Prof. Dr. Jorge Luiz Gutierrez – CCH/UPM
Prof. Ms. Marcelo Martins Bueno – CCH/UPM
Prof. Dr. Paulo Fraga da Silva – CCH/UPM
Prof. Dr. Roger Fernandes Campato – CCH/UPM
Profª Ms. Suzana Mesquita Barbosa – FD/UPM
Profª Drª Terezinha Jocelen Masson

Público-alvo

O II Encontro de Bioética da Universidade Presbiteriana Mackenzie destina-se a graduandos, graduados, pós-graduandos e estudiosos que tem interesse na pesquisa em Bioética.

II Encontro de Bioética da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Data: 29 e 30 de abril de 2009

Programação

29 de abril – Quarta-feira
20h
Conferência de abertura
Auditório Flamínio Fávero (prédio 10)
Terminalidade da vida – conflitos Mediador: Prof. Dr. Paulo Fraga da Silva
Dr. Reynaldo Ayer de Oliveira – FMUSP – CREMESP e Soc. Bioética de SP

30 de abril – Quinta-feira
15h
Mesa redonda
Auditório Flamínio Fávero (prédio 10)
Bioética – perspectivas filosófica, jurídica e científica
Mediador: Prof. Dr. Roger Fernandes Campato

– Dr. Antonio José Romera Valverde – PUCSP e EASP-FGV
– Ms. Aluísio Marçal de Barros Serodio – UNIFESP
– Msnda Patrícia Simões de Oliveira – PUCSP