logo-ge

4 iniciativas inspiradoras que surgiram durante a pandemia

De filosofia a saúde mental, você não pode deixar de conferir estes projetos que estão acontecendo

Apesar do período conturbado que vivemos no Brasil e no mundo, muitos projetos surgiram para dar esperança e ajudar as pessoas a atravessar esse momento de isolamento. Falando sobre arte, saúde mental e novas possibilidades de futuro, confira esta seleção de iniciativas que podem inspirar você, seus estudos e seu bem-estar:

Museu do Isolamento Brasileiro

Um museu especialmente criado durante o isolamento social com o objetivo de unir as pessoas. Criado pela relações públicas Luiza Adas, o museu é uma forma de difundir produções artísticas de novos artistas e que você pode visitar quando quiser. Luiza acredita que a arte deve ser uma prática mais democrática e, por isso, começou a disseminar informações sobre eventos culturais no perfil de Instagram FlorindoLinhas

Mais tarde, durante a pandemia, ela criou o Museu do Isolamento Brasileiro para promover artistas dos mais variados estilos. Atualmente com mais de 70 mil seguidores, o perfil se tornou um ambiente para refletir sobre a pandemia e os sentimentos que nasceram nesse momento. Além de acompanhar e descobrir artistas, também é possível compartilhar seu trabalho a partir de um formulário do perfil.

AmarElo Prisma, de Emicida

Com um projeto multiplataforma que promove a transformação pessoal, o rapper usa narrativas pessoais para incentivar a noção de coletividade.  Os conteúdos trazem especialistas para discutir como melhorar nossa saúde mental e, também, a convivência no coletivo. Além disso, há um podcast com experiências pessoais de Emicida e de seus amigos, assim como muitas dicas e conteúdos legais em seu Instagram. Segundo Emicida, em entrevista ao jornal Meio & Mensagem, o projeto AmarElo “já nasce anunciado como um experimento social e não somente um disco novo”.

A iniciativa foi organizada pela gravadora Lab Fantasma em parceria com a agência criativa Mutato. Todos os conteúdos já estão no ar, mas, certamente, o movimento não acabou. Você ainda pode acessar o que já foi lançado e aproveitar a quarentena para colocar em prática. 

O podcast está disponível no YouTube, no Spotify e na Apple

Microaulas de Filosofia com Marcia Tiburi 

Marcia Tiburi é filósofa, professora da Universidade Paris VIII (França) e autora de diversos livros. No seu perfil de Instagram, ela vem dando microaulas de Filosofia todas as sextas-feiras. Já rolaram aulas sobre felicidade, o que é ideologia e o que é ética. Os horários são anunciados em posts durante a semana e as aulas acontecem em lives que, depois, ficam salvas em seu IGTV.

Bate-papo sobre cinema com MIS-SP

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo está com uma programação especial em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. Com a campanha #misemcasa, a instituição tem se dedicado a promover bate-papos sobre cinema em lives no YouTube. São duas rodas de conversa: o “ciclo de cinema e psicanálise” está sendo realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e acontece de forma quinzenal. Entre as obras já discutidas, já rolaram Coringa, The Crown e Contágio.

Já o segundo promove um debate sobre ficções científicas no #CineCiência. Os papos acontecem com a mediação de José Luiz Goldfarb, curador do projeto, e cientistas e pesquisadores convidados. Acompanhe o MIS-SP pelo Instagram para conferir a programação e não perder nenhuma ação do #misemcasa.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.