Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Inscrições para o Enem 2010 começam nesta segunda-feira

Prova é usada para bolsas do Prouni e para seleção unificada de universidades públicas; estudantes de escola pública não pagam

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h47 - Publicado em 18 jun 2010, 19h15

da redação

Começam nesta segunda-feira (21) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. Os estudantes terão até 9 de julho para preencher a ficha no site do MEC.

As inscrições custam R$ 35 – mesmo valor desde 2009. Estudantes de escola pública não pagam a taxa.

A nota do Enem é utilizada pelo Prouni, o programa de bolsas do governo federal em universidades particulares. A prova também substituiu vestibular nas universidades públicas que participam do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), além de somar pontos em instituições concorridas, como a Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Para se inscrever, é preciso ter CPF (Cadastro de Pessoa Física). O MEC anunciou que vai barrar candidatos que usarem o número de outras pessoas – o do pai ou da mãe, por exemplo.

Continua após a publicidade
PREPARE-SE PARA O ENEM
Simulado nos moldes da nova prova
Treine para o Enem jogando!
Download da prova do Enem cancelada em 2009
Redação: 30 dicas para se dar bem

O documento é emitido no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal e nos Correios. O site da Receita Federal explica os trâmites necessários para o registro.

ESPAÑOL OU ENGLISH?
Conforme adiantou o GUIA, este ano a prova trará questões de língua estrangeira. Os estudantes poderão escolher entre inglês e espanhol, que farão parte da prova de linguagens e códigos.

– Inscrições para o Prouni terminam no sábado

No mais, a prova continua com a mesma estrutura do ano passado: 180 questões divididas em quatro áreas e aplicadas em dois dias. Haverá ciências da natureza e ciências humanas no sábado (6 de novembro, com 45 questões em cada área) e matemática, ciências humanas e redação no domingo.

Para quem pretende pedir empréstimo oficial do Fies, a linha de crédito do governo para pagar mensalidades de universidades privadas, a participação no Enem será obrigatória a partir do ano que vem. A prova também vale como comprovante de conclusão de Ensino Médio para quem tem mais de 18 anos.

LEIA MAIS
– Notícias de vestibularLeia mais:
LEIA MAIS
‘Enem para professor’ já em 2011
Sisu de meio de ano: será de 10 a 14 de junho
Enem será primeira fase da UFMG
A partir do ano que vem, Fies vai exigir Enem
Resultado do Enem 2009: Inep libera download da sua a nota

Continua após a publicidade
Publicidade