No Amazonas, alunos ganham lanchas para ir à escola
Iniciativa da Marinha e de fundo para educação entregou cinco lanchas a municípios carentes
da redação
Muitos alunos nas grandes cidades brasileiras vão à escola de perua escolar. Mas há quem não vá a pé ou sob quatro rodas, mas sim de barco. Assim é a rotina dos alunos de vários municípios do Amazonas e do Norte do país.
Foi pensando na carência de meios de transporte seguros e adequados de algumas dessas comunidades que a Marinha, junto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), entregou lanchas escolares a três municípios amazonenses nesta segunda-feira (28).
Iranduba e Manaquiri receberam duas lanchas cada, enquanto São Paulo de Olivença recebeu uma. Segundo o coordenador-geral do programa, José Maria Rodrigues de Souza, o objetivo é entregar ainda neste ano 120 lanchas. O nosso maior interesse é que essas crianças possam frequentar as aulas com a maior segurança e conforto possíveis, disse.
Ele informou que o programa pretende completar a entrega das embarcações até 2011 e que a meta é abranger todos os municípios das regiões Norte e Nordeste. Ele lembra que só na Região Norte são cerca de 300 mil alunos que utilizam esse meio de transporte para estudar.
+ Escolas rurais vão emprestar bicicletas para aluno ir à aula
O projeto Caminhos da Escola é resultado de acordo firmado entre o FNDE e a Marinha e prevê a entrega de 600 embarcações até o fim do programa.
As lanchas escolares contam com itens especiais de segurança, como coletes salva-vidas, extintores de incêndio, radiocomunicador, luzes de navegação e sirene. Cada embarcação tem capacidade para transportar até 20 alunos e conta com uma vaga para deficiente físico.
*com informações da Agência Brasil
LEIA TAMBÉM+ Notícias de vestibular+ Notícias de Enem