No Rio, Uenf abandona vestibular da Uerj e adota SiSU para todos os cursos
No ano passado, Estadual do Norte Fluminense testou seleção do MEC para 7 cursos; agora, sistema valerá para toda a universidade
da redação
Depois de testar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do governo federal para 7 cursos de graduação, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) anunciou na última segunda-feira (29) que no fim deste ano usará a ferramenta para todas suas carreiras. A Uenf tem 15 graduações presenciais e 2 a distância e abre 500 vagas anualmente.
Com isso, a Uenf abandona o vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A instituição também é a primeira estadual a adotar integralmente o Sisu.
– UFABC é a mais procurada do Sisu
– Vestibulandos sofreram com lentidão do sistema
Implantada em 2009 pelo governo federal, a seleção usa nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificar os estudantes. O objetivo das autoridades é que o Sisu unifique os vestibulares – o estudante pode se candidatar a vagas em diferentes universidades federais fazendo uma única prova. Na primeira edição do programa, 51 instituições participaram da seleção.
Em entrevista divulgada no site do MEC, o reitor da Uenf, Almy Junior, afirmou que conseguiu preencher “quase 100%” das vagas oferecidas pelo Sisu. O sistema foi criticado por deixar vagas ociosas em instituições federais.
A Uenf é sediada no município de Campos de Goytacazes (RJ) e obteve classificação no Índice Geral de Cursos (IGC) 4. A escala vai de 1 a 5.
FÓRUM
– A Uenf é boa? Discuta com outros estudantes
LEIA MAIS– Notícias de vestibular– Notícias de Enem