logo-ge

Nova universidade federal vai abrir suas portas em agosto

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) deverá iniciar atividades acadêmicas em 19 de agosto, com a instituição do conselho consultivo do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea) e a inauguração dos programas acadêmicos. O conselho será formado por especialistas brasileiros e estrangeiros, que serão consultores da universidade. O Imea vai se dedicar à pesquisa e à pós-graduação em rede com universidades da região.

Na mesma data, será lançado o colóquio internacional Educação para a Integração Latino-Americana, que reunirá especialistas da América Latina, Estados Unidos e Europa para debates sobre a educação superior e a integração regional.

Ainda no segundo semestre, a universidade deve sediar o 7º Encontro Internacional do Fórum Universitário Mercosul, no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, Paraná, entre 9 e 11 de setembro. Estarão em discussão os desafios e os esforços da integração latino-americana frente ao impacto da crise econômica mundial, os mecanismos de financiamento para a integração, a democratização do Mercosul, o papel dos movimentos sociais e o desafio da educação superior no contexto regional.

A programação completa das atividades acadêmicas da Unila será apresentada no seminário sobre a criação da universidade, na UFPR, na próxima quarta-feira, dia 24, às 15h. A universidade terá sede em Foz do Iguaçu.