Nunca mais erre conversões de medidas com este macete de Matemática viral
Descubra como um simples macete pode facilitar a transformação entre quilômetros, metros, centímetros e outras unidades

Quem nunca se confundiu ao tentar converter unidades de medida, como passar de metros para centímetros ou de milímetros para decâmetros? Para muitos estudantes, essas conversões podem parecer um verdadeiro pesadelo, especialmente quando envolve multiplicar ou dividir por potências de 10. No entanto, um método simples e visual, conhecido como “método da tabelinha“, tem ajudado estudantes a realizarem essas transformações de um jeito fácil.
Em um vídeo recente que viralizou nas redes sociais, um professor demonstra como usar a tabelinha para resolver questões de conversão de unidades de forma simples. A técnica consiste em organizar as unidades em uma tabela padronizada (km, hm, dam, m, dm, cm, mm) e movimentar os números entre as casas, adicionando ou removendo zeros conforme se avança ou retrocede na escala.
O GUIA DO ESTUDANTE foi atrás da explicação e te traz o passo a passo para usar o método nos seus cálculos.
+ O truque para nunca mais errar uma conta de porcentagem
Como funciona o método?
A ideia é simples: cada unidade do sistema métrico é 10 vezes maior ou menor que a vizinha imediata. Ao colocar os números na casa correspondente da tabela, é possível enxergar claramente quantos zeros devem ser acrescentados ou quantas casas decimais devem ser movidas.
O professor Piu, do Aprova Total, explica: “Esse método, conhecido como método da tabelinha, é muito interessante porque oferece uma forma mais visual para o aluno reconhecer o que está acontecendo durante a transformação de unidades. Quando precisamos converter um número, seja ele em quilômetros, metros ou hectômetros, passamos por todas as casas representadas na tabelinha, exatamente nessa ordem”.
+ 5 dicas para multiplicar números de cabeça com mais facilidade
Passo a passo

Para aprender o método, vamos pegar como exemplo a conversão de 8 km para metros, conforme mostrado no vídeo. O professor escreve o número 8 na coluna de “km” e, em seguida, preenche as casas seguintes com zeros até chegar à coluna de “m”. O resultado final é 8000 metros.
Isso acontece porque, ao descer uma unidade na tabela (de km para hm, de hm para dam, e de dam para m), cada passo representa uma multiplicação por 10. Em termos práticos, cada “salto” à direita na tabela adiciona um zero.
“O que fazemos para transformar é multiplicar o número por 10 ou dividi-lo por 10, que é exatamente o que a tabelinha facilita. Quando multiplicamos um número por 10, acrescentamos um zero. Portanto, a cada passagem de uma unidade maior para uma unidade menor, adiciona-se um zero na tabelinha”, detalha o professor Piu.
Mas, e se a conversão for no sentido contrário?
Se precisarmos transformar 700 cm em metros, por exemplo, basta movimentar a vírgula para a esquerda, conforme subimos na escala. Nesse caso, ao recuar duas casas (cm para dm e dm para m), o resultado é 7 metros.
“Ele funciona e é eficaz. Além disso, é indicado para agilizar as transformações e ajudar na familiarização com o processo”, comenta o professor Piu.
+ Oito dicas para memorizar fórmulas de matemática
Vantagens
Um dos grandes trunfos do método é justamente a visualização clara do processo. Em vez de depender unicamente de cálculos mentais ou decoração de regras, o estudante consegue “ver” a conversão acontecendo.
“Movimentamos a vírgula para a esquerda quando subimos na tabela e para a direita quando descemos. Por exemplo, ao transformar centímetros em quilômetros, que é uma unidade maior à esquerda, basta pegar a vírgula na casa dos centímetros e deslocá-la até a casa dos quilômetros. É exatamente isso que o método da tabelinha faz”, explica o professor Piu.
Essa abordagem é especialmente vantajosa para estudantes que têm dificuldades com a abstração dos cálculos. Ela também é uma excelente ferramenta para provas, concursos e, claro, o Enem, onde a agilidade nas questões pode fazer toda a diferença.
Exemplo
KM | HM | DAM | M | DM | CM | MM |
6 | 0 | 0 | 0 | |||
0 | 0 | 5 |
Vamos treinar com alguns exemplos para fixar de vez o método na mente. Imagine que você precise resolver a seguinte questão: 6 dam = ? cm.
- Escreva o número 6 na casa do “dam” na tabelinha.
- Ande até a coluna de “cm”, preenchendo cada casa com um zero.
- O resultado é 6000 cm.
Fácil, não é?
+ Foco nas exatas: como estudar Matemática, Física e Química do jeito certo
Vejamos outro exemplo: 5 mm = ? dm.
- Coloque o 5 na casa dos “mm”;
- Volte até “dm”, movendo a vírgula para a esquerda a cada casa;
- O resultado é 0,5 dm.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.