logo-ge

O caso do prédio que frita carros (ou A física está no cotidiano)

O problema poderia ter sido evitado se os arquitetos tivessem se lembrado das leis da óptica

Quando o seu professor diz que a física pode estar muito presente no dia a dia, não é invenção. Uma notícia divulgada uns anos atrás prova isso: um prédio em Londres estava causando problemas devido à sua arquitetura diferente – e, pelo visto, fruto de autores pouco interessados nas leis da física.

daily3O prédio “fritador” de Londres. Foto: Getty Images/Daily Mail

É que a torre, ainda em construção, tem paredes espelhadas com uma curvatura que a transformou em um enorme espelho esférico côncavo – e esses espelhos, como aprendemos em física óptica, refletem os raios solares de forma muito concentrada para um ponto (chamado foco).

Acontece que essa concentração de luz e calor é tão intensa que é capaz de queimar e derreter o que estiver ali – incluindo asfalto, bicicletas e até automóveis estacionados. Um jornalista conseguiu fritar um ovo no local!

daily2daily1Fotos mostram carro “derretido” (Getty Images/Daily Mail)

“Não é de se estranhar que tal fenômeno ocorra. O foco do espelho depende de sua curvatura, e, no caso citado, me parece ser o local onde os carros estão estacionados”, explica o professor de física do Cursinho do XI, Francisco Flavio Ribeiro Viana. As fotos do carro derretido comprovam.

“Devemos lembrar que a incidência dos raios solares (que são praticamente paralelos) na superfície terrestre contribui, devido à geometria da face do edifício, para o aumento da temperatura dos veículos, e em alguns casos até a deformação e/ou alteração na estrutura de alguns corpos”, continua. Observadores dizem que o fenômeno ocorre principalmente à tarde, quando os raios solares estão menos inclinados em relação ao espelho.

As empresas responsáveis pela construção garantiram que vão indenizar os estragos e que estão estudando uma solução para o problema. Enquanto isso, o estacionamento perto do prédio está interditado.

Resgatando conceitos de física óptica

espelho1

O espelho côncavo tem esse poder de “fritar” coisas por causa do caminho dos raios refletidos por ele:

espelho2

espelho3

Agora, entenda melhor o comportamento dos raios refletidos por espelhos côncavos e convexos de acordo com o ponto em que eles incidem:

espelho4

espelho5
Imagens: Guia do Estudante Vestibular + Enem Física 

Aprofunde-se no tema!

Na plataforma do Curso Enem GE, você encontra videoaulas, textos e exercícios sobre esse e todos os outros temas importantes para o Enem e outros vestibulares. Conheça clicando aqui.