O cérebro do vestibulando
Ainda não sabe o que vai prestar no vestibular? As mudanças do ENEM têm tirado seu sono? Culpe seu neocórtex. Esta parte do cérebro está relacionada ao pensamento racional, ou seja, influencia diretamente nos estudos. Assim como seu corpo, o cérebro também passa por mudanças decisivas no período da adolescência, e todas essas “novidades fisiológicas” […]
Ainda não sabe o que vai prestar no vestibular? As mudanças do ENEM têm tirado seu sono? Culpe seu neocórtex. Esta parte do cérebro está relacionada ao pensamento racional, ou seja, influencia diretamente nos estudos. Assim como seu corpo, o cérebro também passa por mudanças decisivas no período da adolescência, e todas essas “novidades fisiológicas” acabam gerando aquela sensação de nervosismo bem familiar aos vestibulandos.
Um bom jeito de lidar com o pânico em época de provas é, na verdade, simples: conte com seus amigos e familiares. Segundo o psicólogo e coordenador do curso Positivo Ivo Carraro, o apoio de pessoas queridas é fundamental para o jovem. “Nessa hora, é necessário que o pai seja o limite, e a mãe a segurança”, fala o especialista. Segundo Carraro, os jovens se dispersam mais facilmente do que adultos ou crianças, e um “puxão de orelha” pode ser bem vindo em alguns momentos.
Carrara ministra, no início de cada ano letivo, uma palestra para os pais de alunos em época de vestibular. Mais informações no site do curso.