logo-ge

Oceania (Austrália, economia e aspectos geográficos) – questão de vestibular

Formada pela Austrália e pelas ilhas do oceano Pacífico que a circundam, chama-se também "Novíssimo Mundo", porque foi o último continente a ser colonizado – a partir de 1770. Tem a menor área e população dos cinco continentes. Apenas Austrália e Nova Zelândia são desenvolvidos. Todos os outros países da Oceania são pequenas ilhas, sem muito espaço para a agricultura e para o extrativismo mineral, que precisam importar alimentos, manufaturados e quase tudo que consumem.

AUSTRÁLIA

Os britânicos a usaram, inicialmente, como colônia penal, mas logo perceberam as grandes possibilidades de desenvolver agropecuária no país. O relevo planáltico e as largas planícies australianas facilitam, por exemplo, a criação de ovinos e o plantio de trigo. Além disso, a descoberta de ouro no território gerou intensa imigração britânica e rápido aumento da população no início do século 20.

Características naturais: a maior parte do território é coberto por desertos – como o Outback – e tem clima subtropical seco. Mas há áreas de clima equatorial e tropical, com florestas tropicais e pastos naturais (nas planícies do norte) e clima temperado (nas regiões sudeste e sudoeste). Em geral, o relevo é baixo, com amplas planícies nas regiões litorâneas e planaltos rebaixados no interior do continente. A flora é marcada pela presença de plantas xerófilas e a fauna, pelo aparecimento de animais únicos – caso do canguru, do coala, do ornitorrinco e do diabo da tasmânia.

Economia: baseia-se no setor primário e mesmo a indústria é muito vinculada à manufatura de alimentos, principalmente gado. Além disso, a Austrália é importante fornecedora de alimentos para o Japão, com o qual realiza grande troca comercial. Mas há ainda indústrias de alta tecnologia, na área química, na siderúrgica e na petroquímica. O setor de serviços também é muito grande, principalmente sob a forma do turismo.

COMO JÁ CAIU NO VESTIBULAR?

1. "A produção agrícola da Austrália é muito variada porque os diferentes tipos de clima permitem o cultivo dos distintos produtos, no entanto o país apresenta uma grande peculiaridade que é":

a) não exportar produtos agrícolas;

b) somente exportar produtos agrícolas;

c) ser um país essencialmente urbano embora uma boa parte de suas exportações seja proveniente do setor agropecuário;

d) o desenvolvimento urbano fez com que diminuísse sua produção agropecuária;

e) a Austrália não exporta produtos agropecuários, pois dessa forma deixaria de ser auto-suficiente

2. A economia australiana é bastante diversificada com rico subsolo, produz urânio, níquel, ferro, carvão e petróleo, satisfazendo 70% de suas necessidades. Seu maior parceiro comercial e comprador de seus recursos é:

a) Inglaterra

b) Reino Unido

c) Alemanha

d) EUA

e) Japão

GABARITO

1. Resposta correta: C

2. Resposta correta: E