da redação
Começa na terça-feira (8) a 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A primeira fase será aplicada para 19,6 milhões de estudantes de 44,7 mil escolas de todo o país.
Links para aprender matemática online
Matemática e Copa do Mundo: dez testes
Problemas de análise combinatória
Matemática básica: aritmética
Geometria: resolva as questões e veja o resultado
O objetivo é testar os conhecimentos de matemática de estudantes de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental (ou do 6º ao 9º anos do ensino de 9 anos) e de todas as séries do ensino médio.
A primeira fase traz questões de múltipla escolha, aplicadas nas próprias escolas. A correção ficará a cargo dos professores, que devem seguir as instruções e os gabaritos oficiais.
Os alunos terão de resolver 20 problemas e escolher, para cada um, uma entre cinco alternativas. Para os alunos, o modelo do exame serve também de treino para o vestibular e para o Enem.
Os professores terão até 22 de junho para enviar os cartões-resposta para a direção regional das olimpíadas. Os 5% mais bem colocados em cada nível (há três: 1, para 5ª e 6ª séries, 2, para 7ª e 8ª; e 3, para ensino médio) serão convocados para a segunda e última fase.
Nessa etapa final, haverá uma prova aplicada em 11 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília). As provas serão aplicadas em locais a serem divulgados.
Haverá de seis a oito perguntas discursivas (abertas), que exigirão respostas por extenso. A correção será feita por comitês de professores de matemática.
Desse grupo de alunos sairão os 500 medalhistas de ouro, 900 de prata e 1,8 mil de bronze, além de 30 mil com menção honrosa. A divulgação dos vencedores está marcada para 26 de novembro.
VEJA MAIS
– Notícias de vestibular
– Notícias de Enem