logo-ge

Olimpíada de Português dará PC e impressora a 20 melhores redações do Brasil

Poderão participar alunos de escola pública da 4ª série do ensino fundamental ao 3º do ensino médio; tema dos textos é ?O lugar onde vivo?

da redação

A segunda edição da Olimpíada de Língua Portuguesa premiará com computador e impressora os autores das 20 melhores redações escritas por alunos de escola pública de todo o Brasil, informou o Ministério da Educação (MEC). Neste ano, a competição envolverá alunos da 4ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

 

As inscrições serão feitas nas escolas, que deverão selecionar os melhores textos até 16 de agosto. O MEC estima que 9 milhões de estudantes participarão.

Serão avaliadas quatro categorias de texto. Alunos de 4ª e 5ª séries (5º e 6º anos nas redes que já adotaram o ensino fundamental de 9 anos) deverão escrever poemas. Para 6ª e 7ª séries, Memórias. Participantes da 8ª série e 1º ano do ensino médio deverão escrever Crônicas e, finalmente, estudantes dos 2º e 3º anos do ensino médio farão Artigos de Opinião.

Cada escola pública (municipal, estadual ou federal) selecionará um representante de cada categoria. Em cada cidade, de um a quinze textos, de acordo com o tamanho do município, serão escolhidos e enviados para a etapa estadual.

PRÊMIOS
Os 500 alunos semifinalistas (125 categorias) e seus professores viajarão para uma
capital do Brasil, de acordo com a categoria em que estão inscritos. Os encontros serão nestas cidades:

– Fortaleza, para a categoria Poema
– Belo Horizonte, para Memórias
– Curitiba, para Crônica
– São Paulo, para Artigo de opinião

As viagens serão custeadas pela organização da Olimpíada. Nessa etapa, os autores dos 152 melhores textos e seus professores ganharão a um aparelho de som portátil.

Em novembro, alunos e professores irão a Brasília para participar da grande final. Lá, serão premiados os 20 melhores textos (4 de cada categoria) e os professores, cada um com microcomputador e impressora.

O regulamento oficial da Olimpíada está disponível para download

LEIA MAIS

 

 

– Notícias de vestibular
– Notícias de Enem