Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Olimpíada de Português dará PC e impressora a 20 melhores redações do Brasil

Poderão participar alunos de escola pública da 4ª série do ensino fundamental ao 3º do ensino médio; tema dos textos é ?O lugar onde vivo?

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h27 - Publicado em 14 abr 2010, 10h30

da redação

A segunda edição da Olimpíada de Língua Portuguesa premiará com computador e impressora os autores das 20 melhores redações escritas por alunos de escola pública de todo o Brasil, informou o Ministério da Educação (MEC). Neste ano, a competição envolverá alunos da 4ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

 

Simuladão Guia do Estudante
Veja também:
Simuladão vale um carro!
Vá treinando para as provas
Aprenda com filmes e HQs
Encontre sua faculdade

As inscrições serão feitas nas escolas, que deverão selecionar os melhores textos até 16 de agosto. O MEC estima que 9 milhões de estudantes participarão.

Serão avaliadas quatro categorias de texto. Alunos de 4ª e 5ª séries (5º e 6º anos nas redes que já adotaram o ensino fundamental de 9 anos) deverão escrever poemas. Para 6ª e 7ª séries, Memórias. Participantes da 8ª série e 1º ano do ensino médio deverão escrever Crônicas e, finalmente, estudantes dos 2º e 3º anos do ensino médio farão Artigos de Opinião.

Cada escola pública (municipal, estadual ou federal) selecionará um representante de cada categoria. Em cada cidade, de um a quinze textos, de acordo com o tamanho do município, serão escolhidos e enviados para a etapa estadual.

PRÊMIOS
Os 500 alunos semifinalistas (125 categorias) e seus professores viajarão para uma
capital do Brasil, de acordo com a categoria em que estão inscritos. Os encontros serão nestas cidades:

Continua após a publicidade

– Fortaleza, para a categoria Poema
– Belo Horizonte, para Memórias
– Curitiba, para Crônica
– São Paulo, para Artigo de opinião

As viagens serão custeadas pela organização da Olimpíada. Nessa etapa, os autores dos 152 melhores textos e seus professores ganharão a um aparelho de som portátil.

Em novembro, alunos e professores irão a Brasília para participar da grande final. Lá, serão premiados os 20 melhores textos (4 de cada categoria) e os professores, cada um com microcomputador e impressora.

O regulamento oficial da Olimpíada está disponível para download

LEIA MAIS

 

 

– Notícias de vestibular
– Notícias de Enem

Continua após a publicidade
Publicidade