Os livros que “mudam vidas” recomendados por professores de Harvard
Para 5 professores da universidade, estas obras transformam a visão de mundo de quem as lê

Muitos livros têm informações ou histórias interessantes que prendem até o final, mas nem todos são capazes de transformar a vida das pessoas. Este é o caso desta lista de obras recomendadas por professores da Universidade Harvard. São cinco livros que tocaram os acadêmicos de alguma forma, seja pela mensagem transmitida ou pela forma como foram escritos.
Confira abaixo e inclua nas suas leituras deste ano!
+ 6 dicas para quem quer ler mais em 2025
“Homem Invisível”, de Ralph Ellison
Uma das obras indicadas pela professora Danielle Allen foi “Homem Invisível”, que conta a história de um homem negro que sai do sul racista dos Estados Unidos e vai para Nova York no começo do século 20. Ela diz que o livro a ensinou a ver a mistura de escuridão e luz – ou seja, o lado bom e o lado ruim – em todas as pessoas.
“Relatos de um Peregrino Russo”, de um monge russo anônimo
O professor Arthur C. Brooks recomendou o que ele chamou de “livro mais tedioso do mundo”, pois a obra narra a caminhada do autor pela Rússia rural do século 19, recitando inúmeras vezes a “Oração de Jesus”. Apesar de ser “parado”, o acadêmico disse que o livro ensina o segredo da aventura da vida: observar os detalhes. Por isso, teve um grande impacto nele.
“A Morte de Ivan Ilitch”, de Liev Tolstói
Para o professor Jerome Groopman, a obra debate dinheiro, poder e sucesso ao mesmo tempo em que faz pensar como estamos levando a vida: estamos atendendo expectativas externas ou fazendo o que é significativo para nós mesmos? Somos movidos por motivação interna ou pela satisfação dos outros?
“Middlemarch”, de George Eliot
“Middlemarch”, de George Eliot, foi recomendado pela professora Nancy Koehn. O livro mostra a vida cotidiana na cidade fictícia de Middlemarch, na Inglaterra. Para a acadêmica, o romance é sobre a ascensão em busca de uma melhor versão de nós mesmos, além de ensinar sobre as lições da vida e como podemos aproveitá-las ao máximo.
“Confissões do impostor Felix Krull”, de Thomas Mann
A obra conta a história do vigarista Felix Krull desde sua infância em que fingia estar doente para faltar à escola até o momento em que se torna um impostor. Para a professora Susanna Siegel, a obra transformou sua vida por mostrar outras formas de viver que ela desconhecia até então.
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.