logo-ge

Pelo menos 4 069 vagas serão preenchidas por fora do Sisu de meio de ano

UFU, Ufop, UFG e UFSJ farão seleção com vestibulares próprios; inscrições estão abertas

da redação

Universidades federais que não aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam a organizar vestibulares de meio de ano por conta própria.  Serão pelo menos 4.069 vagas preenchidas tradicionalmente, contrariando mais uma vez os planos do Ministério da Educação (MEC) de centralizar a seleção de universitários no país.

 

Minas Gerais concentra a maioria das "sem-Sisu". É o caso da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Na Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), 10% das vagas serão selecionadas via Sisu, mas preencherá 90% das cadeiras serão disputadas no vestibular tradicional.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) também aplicará provas para selecionar alunos para o segundo semestre.

SISU DE MEIO DE ANO
O Ministério da Educação abrirá novamente inscrições para o Sisu. Para participar, os candidatos deverão usar a nota do Enem 2009, já que não haverá prova de meio de ano. 

 

Segundo a secretaria de Ensino Superior do MEC, nem todas as 51 que instituições que participaram da primeira edição permanecerão no sistema. Algumas não fazem processo seletivo no meio de ano (caso da UFMG) e outras preferem esperar uma nova edição do Enem.

SAIBA MAIS

– Notícias de Vestibular
– Notícias de Enem