Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Prazo para se inscrever no Fies 2019/2 termina nesta segunda (1º)

A lista dos pré-selecionados será divulgada no dia 9!

Por Taís Ilhéu 1 jul 2019, 01h00

Acaba nesta segunda (1º/7) o prazo de inscrição na segunda edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019. O Fies oferece aos estudantes do Ensino Superior a possibilidade de financiar cursos de graduação em instituições particulares. Para se inscrever, basta acessar o site do Fies e inserir data de nascimento e CPF. 

O programa, no entanto, tem dois pré-requisitos. O primeiro deles é ter realizado alguma edição do Enem de 2010 para cá e obtido nota maior de 450 na média, além de não ter zerado a redação. O segundo critério é socioeconômico: só podem se inscrever candidatos que se encaixem na faixa de renda de uma das duas modalidades, a convencional ou o P-Fies. 

Na primeira, a renda familiar máxima permitida é de até três salários mínimos por pessoa. Nessa categoria, serão oferecidas 50 mil contratos. Já o P-Fies, inaugurado no ano passado, tem um teto mais alto: é voltado a famílias que recebem de três a cinco salários mínimos por pessoa. 

Fies e P-Fies: quais são as diferenças?

Além do critério de renda, o P-Fies apresenta condições de pagamento e de seleção diferentes. Diferente do Fies, em que as taxas de juro são igual a zero, as taxas da nova modalidade serão definidas pelos bancos parceiros. Além disso, os critérios de pré-classificação pelo P-Fies se darão apenas pelas notas obtidas no Enem, enquanto os da modalidade original seguirão, além das notas, a seguinte sequência:

I – Candidatos que não tenham concluído o Ensino Superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;

II – Candidatos que não tenham concluído o Ensino Superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;

Continua após a publicidade

III – Candidatos que já tenham concluído o Ensino Superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; e

IV – Candidatos que já tenham concluído o Ensino Superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

Resultado

No dia 9 de julho será divulgado o resultado dos pré-selecionados. Esses candidatos ainda não são chamados de selecionados porque a garantia do financiamento só se dará depois da complementação das informações (para quem concorreu na modalidade Fies) e validação na instituição de ensino. Confira o calendário:

Inscrições: 25 de junho a 1º de julho

Pré-seleção: 9 de julho

Complementação das informações (modalidade Fies): 10 a 12 de julho

Chamada da lista de espera: 15 de julho a 23 de agosto

Continua após a publicidade
Publicidade