logo-ge

Projeto da USP fornece passeios culturais gratuitos por São Paulo

O Giro Cultural USP divulga o patrimônio arquitetônico, cultural e científico da universidade e de obras modernistas importantes de São Paulo

Você conhece o Giro Cultural USP? Criado em 2012 pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), o projeto tem o objetivo de divulgar o patrimônio arquitetônico, cultural e científico da universidade e de obras modernistas importantes da cidade de São Paulo. Uma ótima maneira de explorar a cidade e estudar!

São três opções de roteiros no campus Butantã (Vista Panorâmica, Acervo Cultural e Acervo Científico) e uma opção fora do campus: a USP e a São Paulo Modernista, que destaca as principais obras e edificações modernistas da capital paulista. As inscrições para 2020 já estão abertas.

 

Os passeios são gratuitos e precisam ser marcados com antecedência. O público é amplo, formado por estudantes de Ensino Médio, pais e filhos que vivem a expectativa do vestibular, visitantes de outras cidades e países, pessoas idosas, com deficiência e mobilidade reduzida, grupos de amigos, alunos, funcionários e docentes da USP. 

Roteiros e inscrições

Campus Butantã

Vista Panorâmica: o roteiro busca situar e integrar o visitante ao campus Cidade Universitária. Acompanhados por mediadores durante o trajeto, os participantes conhecem um pouco sobre a história da criação da USP e recebem informações sobre as unidades de ensino, institutos e museus que compõem o espaço.

Durante o percurso os monitores destacam elementos como a Torre do Relógio, as esculturas da artista Tomie Ohtake, o monumento em homenagem ao arquiteto Ramos de Azevedo (mais conhecido como Praça do Cavalo) e o que celebra Armando de Salles Oliveira, governador de São Paulo nos anos 1930. A duração do passeio é de 1h30.

Acervo Científico: uma ótima maneira de conhecer mais a pesquisa e a produção científica da USP em quatro museus da universidade: o Museu Oceanográfico, o Museu de Anatomia Veterinária, o Museu de Geociências e o Museu de Anatomia Humana.

Os grupos escolhem três, dentre as quatro opções, e durante o trajeto os participantes recebem informações de monitores da USP especializados nas mais diversas áreas de atuação do instituto visitado. A duração do passeio é de 2h30.

Acervo Cultural: que tal conhecer os espaços de cultura do campus e um pouco da vasta produção da USP? Exposições, corais, cinema, grupos teatrais, orquestras e baterias universitárias são alguns dos tópicos apresentados.

O roteiro, que também dura 2h30, tem pontos de parada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, no Museu da Educação e do Brinquedo e no Arquivo Geral da USP. Para este roteiro os grupos também optam por três, dentre as opções culturais disponíveis.

Veja também

“Vista Panorâmica”, “Acervo Cultural” e “Acervo Científico” ocorrem de terça a sexta-feira no campus Butantã em dois horários: 10h e 14h. Esses passeios recebem grupos com o mínimo de 15 e máximo de 40 pessoas. O ponto de encontro é o portão 10 do Centro de Práticas Esportivas da USP – CEPEUSP, localizado na Avenida Mello Moraes, 661, Cidade Universitária – Butantã.

O agendamento de grupo para qualquer um desses três passeios já pode ser feito pelo e-mail girocultural@usp.br ou, pelo telefone, no (11) 3091-1190. Atenção: é indicado que os interessados realizem o pedido com no mínimo três meses de antecedência.

Fora do campus

A USP e a São Paulo Modernista: Iniciado em 2013, o roteiro destaca a presença da USP em São Paulo e aponta aspectos históricos, culturais e arquitetônicos do Modernismo na cidade. O itinerário inclui 25 pontos, com paradas no Parque da Independência – Museu Paulista, no Teatro Municipal e no Museu de Arte Contemporânea da USP, localizado na região do Parque do Ibirapuera. 

O passeio conta com uma equipe de mediadores composta por historiadores, antropólogos, sociólogos e arquitetos, além de guia. Com quatro horas de duração, a atividade gratuita tem 40 vagas por dia. Acontece todos os sábados, das 10h às 14h, com saída e chegada na estação Alto do Ipiranga do metrô. 

As inscrições são feitas pelo formulário no site da Síntese Eventos, pelo e-mail girocultural@sinteseeventos.com.br ou pelo telefone (11) 3721-5720.