Prouni oferece sobra de bolsas para estudante que já faz faculdade
Vagas remanescentes podem ser disputadas mesmo por quem não fez o Enem, informa a Secretaria da Educação Superior
da redação
As bolsas não preenchidas no Prouni (programa de descontos parciais ou integrais em universidade particular) 2010 poderão ser solicitadas por estudantes que já fazem faculdade. Mesmo quem não se inscreveu no programa pode pedir uma dessas bolsas.
– SP dá bolsa para universitário trabalhar em escola aos fins de semana
– FGV-SP dá bolsa integral para os primeiros colocados no vestibular
O governo federal abriu 164.596 vagas para este primeiro semestre, das quais 79.440 ficaram em aberto na primeira chamada da seleção. O Ministério da Educação (MEC) ainda não totalizou o número de bolsas que sobraram depois da segunda chamada, mas afirmou que há sobras.
As universidades conveniadas com o Prouni são obrigadas a reservar entre 8,5% e 10% de suas vagas aos bolsistas. O interessado em concorrer pode procurar a secretaria da universidade e perguntar se há bolsas sobrando.
Caso haja mais interessados que bolsas, as universidades deverão dar prioridade aos alunos mais bem classificados no vestibular, no caso de quem entrou neste ano, ou com maior nota. Professores da rede pública e candidatos indígenas têm preferência.
Não é necessário ter feito o Enem para concorrer a essas bolsas, segundo a Secretaria da Educação Superior. Mas os critérios econômicos continuam valendo: só pode concorrer à bolsa quem fez todo ensino médio em escola pública, ou teve bolsa em escola particular.
A bolsa integral é concedida para candidatos com renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família. No caso de bolsa parcial, de 50%, a renda familiar não pode ultrapassar 3 salários mínimos por pessoa.
As universidades têm até 16 de abril para enviar o cadastro dos novos bolsistas.
LEIA MAIS – Notícias de vestibular – Notícias de Enem