Prova da Fuvest de quase 50 anos atrás viraliza nas redes: “podia voltar a ser assim”
Estudante comparou vestibular antigo da USP com os atuais. Separamos questões para você ver como era a prova

Na última semana, uma postagem nas redes sociais chamou atenção ao revisitar o passado da Fuvest, principal porta de entrada para a USP (Universidade de São Paulo). Uma usuária compartilhou algumas questões da prova do ano 1978 (disponível digitalmente no acervo da fundação) e viralizou ao apontar a suposta facilidade do exame. O post rapidamente ganhou centenas de comentários de vestibulandos (os de hoje), espantados ao comparar o nível das perguntas antigas com o rigor da prova moderna – considerada uma das mais difíceis do país.
+ Ele passou em Medicina na USP – mas escolheu outro curso e universidade
“A Fuvest podia voltar a ser como antes”, lamentou uma usuária após ver as questões. “Que sonho ter feito ela”, disse outro. “Não ironicamente, ver esse tipo de pergunta e achar trivial demonstra o avanço geral da educação no mundo”, avaliou um estudante.
A Fuvest, criada apenas dois anos antes, em 1976, nasceu para unificar o processo seletivo da USP. Até então, cada unidade da universidade aplicava seu próprio vestibular. Não demorou para a prova se tornar uma das mais concorridas do país e um marco na história do acesso ao ensino superior.
Como era a prova
Em 1978, o contexto acadêmico era bem diferente: o número de candidatos era menor, assim como a quantidade de cursos oferecidos. Ainda assim, as tradicionais carreiras de Medicina, Engenharia e Direito já figuravam entre as mais disputadas.
O formato da prova também era outro. Em 1978, a primeira fase trazia 100 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo disciplinas como Português, Matemática, Estudos Sociais (História, Geografia, Economia, Política, Sociologia e Antropologia), Física, Química, Biologia e Línguas Estrangeiras (Inglês, Francês ou Alemão – o candidato escolhia previamente).
+ Os cursos da USP que estão entre os melhores do mundo
Dá para perceber que o conteúdo era amplo, mas, como mostrou a postagem que viralizou, as perguntas tinham enunciados mais curtos e diretos, que exigiam menos interpretação e complexidade.
O GUIA DO ESTUDANTE foi atrás da prova original da Fuvest de 1978 e selecionou 10 exemplos de questões consideradas “fáceis” para os padrões atuais. Mas nada de perder tempo sentindo inveja, combinado?
Questões da Fuvest de 1978
Resposta correta: alternativa A
Explicação: questão factual e clássica. Conteúdo básico de Biologia.

Resposta correta: alternativa D
Explicação: 3% de 1000g (1 litro) = 30g. Regra de três simples.

Resposta correta: alternativa D
Explicação: esta aqui até pode pegar os desavisados, mas basta lembrar que 10% equivale a 0,1. Elevando ao quadrado: 0,1² = 0,01. Ou seja, 1%.

– (Fuvest/Reprodução)
Resposta correta: alternativa E
Explicação: o passado do verbo “to lie” (mentir) é “lied”. Simple past na veia!

Resposta correta: alternativa D
Explicação: 143 dividido por 13 resulta em 11, ou seja, 143 = 13 × 11. É divisível por 13.
+ Conheça o curso secreto da USP que não aparece no vestibular

Resposta correta: alternativa B
Explicação: o feudalismo era marcado pela descentralização do poder político, ligado à posse da terra. Clássico das aulas de História, não é?

Resposta correta: alternativa B
Explicação: ao sugar, você diminui a pressão dentro do canudo, e a pressão atmosférica empurra o líquido para cima.

Resposta correta: alternativa D
Explicação: bora relembrar? Sublimação é a passagem direta do estado sólido para o gasoso, exatamente o que ocorre com a naftalina.

Resposta correta: alternativa E
Explicação: carioteca é a membrana que envolve o núcleo, presente apenas em células eucarióticas. Bactérias são procariontes e não possuem núcleo delimitado por membrana.

Resposta correta: alternativa E
Explicação: essa a gente admite: não é fácil, mas é simples. Apesar de soar estranha, a forma verbal “revir” (futuro do subjuntivo de “rever”) está correta.
+ 7 curiosidades sobre a USP, a maior universidade do país
Era mais fácil mesmo?
Embora a prova da Fuvest de 1978 já contasse com conteúdos interdisciplinares e questões abertas à interpretação, muitos enunciados eram mais direto, com foco em conteúdo factual (o famoso “decoreba”), raciocínio lógico simples e pouca contextualização histórica ou literária profunda.
É bem diferente das provas atuais, que exigem leitura crítica, capacidade de argumentação, interdisciplinaridade e domínio mais amplo de atualidades.
Isso não quer dizer, no entanto, que os vestibulandos de 1978 tiveram a vida fácil: apenas que os critérios e o modelo de avaliação mudaram, acompanhando as transformações da sociedade, da educação e do próprio papel da universidade.
E, claro, vale lembrar que toda prova tem uma quantidade definida de questões de baixa complexidade. A única diferença é que, talvez, o fácil de antigamente seja “mais fácil” que o fácil de hoje.
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.