Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99

Quais são os gases mais tóxicos encontrados no planeta Terra?

Saiba quais são essas substâncias tão perigosas, que ameaçam a saúde humana e o meio ambiente

Por Patrícia Giuffrida
10 abr 2025, 15h00
gases tóxicos e poluentes
 (Canva/Reprodução)
Continua após publicidade

Você sabe quais são os gases mais tóxicos que circulam por aí — seja no trânsito, em áreas industriais ou até dentro de casa? Alguns deles podem ser fatais, mesmo em pequenas quantidades. Conversamos com o professor de Química do Curso Anglo, Jefferson Thadeu, que explicou quais são os cinco principais gases perigosos, onde eles aparecem e como se proteger. Confira aqui!

+ Quais são os 5 maiores rios do mundo?

1. Monóxido de Carbono (CO)

Silencioso e letal, o Monóxido de Carbono é um gás inodoro e incolor, liberado na queima de combustíveis fósseis. Está presente no escapamento de carros, aquecedores a gás e até lareiras mal ventiladas.

Segundo o professor Jefferson, “esse gás, ao ser inalado, se liga à hemoglobina do sangue, impedindo o transporte de oxigênio para as células”. É exatamente isso que o torna tão perigoso: a pessoa pode desmaiar ou morrer sem perceber o risco.

O CO já causou tragédias, como o acidente em uma mina de carvão em Aberfan, na Grã-Bretanha, onde 144 pessoas morreram após inalarem o gás produzido na reação de combustão do carvão, em 1960.

Como se proteger e evitar a exposição a esse gás? “Mantenha equipamentos a gás, como fogões e aquecedores, em boas condições de uso e em lugares bem ventilados, e instalar sensores que detectem o Monóxido de Carbono. Em caso de inalação, vá imediatamente para um local arejado. E se apresentar sintomas graves (como tontura, dor de cabeça, perda de consciência), chame o serviço de emergência” aconselha o educador.

Continua após a publicidade

+ Conheça as principais causas da poluição do ar

2. Dióxido de Enxofre (SO₂)

Esse é um velho conhecido das áreas industriais e grandes cidades. Ele é emitido, principalmente, na queima de carvão e petróleo, sendo um dos grandes vilões da chuva ácida.

“Em altas concentrações, pode agravar doenças do sistema respiratório e cardiovascular”, alerta Jefferson. Esse gás está por trás de problemas de saúde em regiões como China, Índia e Rússia.

Erupções vulcânicas também podem liberar grandes quantidades de SO₂ — como aconteceu nos montes St. Helens (1980) e Pinatubo (1991). A dica é evitar locais muito poluídos, principalmente regiões de concentração industrial. E, em caso de inalação, busque atendimento médico.

Continua após a publicidade

3. Cloro (Cl₂)

Extremamente tóxico e irritante, o cloro é usado em processos industriais e no tratamento de água. Apesar de seu uso comum, ele pode representar um grande perigo.

O professor Jefferson conta que, em fevereiro de 2025, na cidade de Guaíba (RS), um vazamento em uma empresa de celulose formou uma nuvem branca com forte odor, causando irritações nos olhos e salivação intensa em moradores próximos.

“Se inalado, pode causar danos ao sistema respiratório”, explica o docente. Para evitar acidentes, nunca misture produtos de limpeza com cloro e utilize equipamentos de proteção, caso realmente precise manuseá-los.

+ O que mais cai em Química no Enem

Continua após a publicidade

4. Amônia (NH₃)

Com cheiro forte e presença marcante em produtos de limpeza e fertilizantes, a amônia pode parecer inofensiva, mas é altamente irritante em altas concentrações. Ela pode causar ardência nos olhos, tosse e falta de ar, provocando danos ao trato respiratório.

O educador lembra da tragédia em West, no Texas (EUA), em 2013, que deixou 15 mortos após a explosão de uma instalação de fertilizantes. Portanto, a recomendação é usar produtos com amônia em ambientes ventilados e com proteção adequada.

5. Cianeto de Hidrogênio (HCN)

Com cheiro de amêndoas e toxicidade altíssima, o cianeto de hidrogênio impede que o corpo utilize o oxigênio — levando à morte por asfixia.

Ele está presente em processos industriais e na fumaça de cigarros, e foi o responsável por um dos piores acidentes químicos do mundo: o desastre de Bhopal, na Índia, em 1984.

Continua após a publicidade

Segundo Jefferson Thadeu, esse gás “impede que o organismo utilize o oxigênio, levando à morte por asfixia”. Em ambientes industriais, o uso de EPIs é essencial. E, claro, em caso de exposição, procure socorro imediatamente.

Ficou surpreso com a presença desses gases no nosso dia a dia? Saber mais sobre eles não é só uma questão de química ou do vestibular — é uma forma de proteção e consciência ambiental. Fique atento!

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Quais são os gases mais tóxicos encontrados no planeta Terra?
Estudo
Quais são os gases mais tóxicos encontrados no planeta Terra?
Saiba quais são essas substâncias tão perigosas, que ameaçam a saúde humana e o meio ambiente

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 2,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.