Quantas questões precisa acertar no CNU? Menos do que isso elimina
Saiba quantos acertos os candidatos precisavam obter em cada um dos blocos. E prepare o lápis para fazer algumas contas!
O gabarito oficial do Concurso Nacional Unificado foi divulgado na manhã desta terça-feira (20) e uma dúvida está afligindo os candidatos que fizeram a prova: afinal, quantas questões precisa acertar no CNU? A angústia não é sem justificativa. Afinal, acertar menos do que a quantidade de questões indicada nos editais pode acarretar em eliminação do candidato. Mas vamos com calma porque a resposta não é tão simples, e varia de acordo com os blocos de concorrência. Explicamos abaixo.
+ Redação do CNU: quantas linhas precisava escrever?
Quantas questões precisa acertar no bloco 8 do CNU?
Vamos começar pelo bloco mais concorrido de todos, o 8. Este bloco reúne as vagas de nível médio e teve, no total, 694.551 inscritos.
Para não ser eliminado do concurso, os candidatos do bloco 8 deveriam acertar no mínimo 30% das questões nas provas objetivas. Como, ao todo, eram 60 questões, era obrigatório acertar pelo menos 18 delas.
Além disso, os candidatos também não podem zerar a redação.
Lembrando que garantir esse número de acertos não indica aprovação automática: o candidato apenas continua na disputa, mas conquista a vaga aqueles que atingirem a maior pontuação total, considerando todas as provas e etapas.
Quantas questões precisa acertar nos demais blocos?
Aqui, a conversa complica um pouco mais. Nos demais blocos do CNU, de 1 a 7, os candidatos precisam alcançar pelo menos 40% da pontuação total da prova para não serem eliminados. Veja bem: da pontuação, e não do número de questões.
Isso porque as questões nestes blocos poderiam ter pesos diferentes – ou seja, algumas valiam mais do que as outras. Portanto, se o candidato acertou o “eixo de questões” de maior peso, que vale mais, sua pontuação total sobe. Mas se ele acertou apenas as questões que valiam menos pontos na prova, a nota final cai.
Por isso, para calcular se obteve a pontuação mínima para não ser desclassificado do concurso, o candidato deve acessar o edital específico do seu bloco (estão todos reunidos aqui), consultar qual era o peso de cada grupo (ou eixo) de questões para a carreira em que concorreu, e fazer o cálculo de acordo com os acertos que obteve.
A conta deve ser feita da seguinte maneira:
(Número de acertos no eixo) X (peso do eixo)
A conta deve ser repetida para cada um dos eixos. No final, basta somar o resultado de cada multiplicação e o resultado será a nota alcançada nas provas objetivas. Se ela corresponder a pelo menos 40% da nota total, pode respirar aliviado: você segue na disputa!
Todos os gabaritos oficiais do CNU
- Gabarito CNU bloco 1
- Gabarito CNU bloco 2
- Gabarito CNU bloco 3
- Gabarito CNU bloco 4
- Gabarito CNU bloco 5
- Gabarito CNU bloco 6
- Gabarito CNU bloco 7
- Gabarito CNU bloco 8
Cronograma completo do CNU
- 4 de julho: divulgação do cronograma completo;
- 5 a 7 de julho: abertura do sistema para candidatos que não podem ou não querem mais realizar o CNU solicitarem devolução da taxa de inscrição;
- 5 a 7 de julho: abertura do sistema para candidatos aptos a solicitar alteração do local d prova;
- 7 de agosto: disponibilização dos cartões de confirmação para todos os candidatos;
- 18 de agosto: aplicação das provas objetivas e discursivas;
- 18 de agosto: divulgação dos cadernos de provas às 20h;
- 20 de agosto: divulgação preliminar dos gabaritos das aprovas objetivas;
- 8 de outubro: divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva
- 21 de novembro: previsão de divulgação dos resultados finais;
- Janeiro de 2025: previsão do início da convocação de aprovados para a posse.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.