logo-ge

Quartas-de-final da Copa dos indicadores sociais: Alemanha x Argentina

Bem sucedidos nas oitavas-de-final da Fifa e do GUIA, os dois países se duelam para saber quem dá melhores condições para seus habitantes

da redação

Nas quartas-de-final da Copa dos Indicadores Sócio-Econômicos, um duelo reproduz o Mundial da Fifa: Alemanha e Argentina. Os germânicos superaram os ingleses nas oitavas-de-final com uma goleada em campo, e uma vitória apertada na comparação dos indicadores econômicos: as duas potências europeias têm exatamente o mesmo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), mas os germânicos vão melhor em Mortalidade Infantil, Expectativa de Vida e Distribuição de Renda.

Já a Argentina avançou batendo o México por três a um nos gramados e um placar ainda mais amplo na comparação de dados de qualidade de vida: fora os gastos com educação, os vizinhos dos brasileiros vão melhor que os vizinhos dos norte-americanos em 6 dos 7 quesitos avaliados. Ainda assim, perdem ‘de lavada’ na comparação com os europeus:

 
34 100 PIB per capita (US$)
13 800
0,947 IDH
0,866
79,41 Expectativa de vida (anos)
76,76
3,95 Mortalidade infantil
11,11
4,6 Gastos com educação
3,8
1% Analfabetos
2,8%
27 Índice de Gini
45,7
7 Vencedor: Alemanha
0

Os números se baseiam em dados do ‘The World Factbook’ da CIA, a agência de inteligência norte-americana, e do ‘Human Development Reports’, da ONU (Organização das Nações Unidos).

VEJA TAMBÉM:
– Indicadores, regras da competição e confrontos das oitavas
– Mais duelos das Quartas-de-final: