A leitura costuma estar muito presente na rotina de quem estuda, seja por meio das obras de literatura ou dos artigos acadêmicos. Mas vamos combinar que andar de um lado para o outro com quilos de livros na mochila nem sempre é uma possibilidade! Ainda mais quando estamos falando daqueles exemplares pesados, com centenas de páginas. A tecnologia, neste caso, pode dar uma mãozinha: você já considerou ter um kindle?
+ Obras literárias: resumos, análises, podcasts, como baixar
O Kindle é um pouco menor que um tablet e possui uma tela que imita o papel. Ele também não emite luz própria, e por isso não é prejudicial para a visão e permite sessões mais longas de leitura. Por seu tamanho e peso menor, o Kindle ainda traz conforto, praticidade e leveza para a vida do estudante: é um único dispositivo que pode carregar vários livros.
Confira abaixo quatro utilidades do kindle para quem cansou das mochilas pesadas.
Organização
Para um aparelho que carrega vários livros, é comum pensar que a sua biblioteca ficaria um tanto bagunçada. Porém, o Kindle possui uma função que permite organizar os seus textos em “coleções”, que podem ser pastas de autores, gêneros ou matérias da faculdade, como “livros de psicologia”.
Anotações no texto
Um hábito muito importante para os estudantes durante a leitura é destacar determinados trechos do texto, e aqui também é possível. Além de marcar, é possível adicionar anotações a esses trechos, que podem ser facilmente localizados depois. É como se fosse um post-it digital!
Dicionário
Dependendo do que você estuda, provavelmente esbarrá em calhamaços antigos e em artigos um tanto enigmáticos durante sua vida acadêmica. A linguagem desses textos pode ser mais rebuscada, mas isso não é um problema para quem lê usando o Kindle. Ele possui uma ferramenta de dicionário: basta selecionar a palavra e o significado dela aparece na tela.
Adicionar PDFs à biblioteca
Essa é a função definitiva para os estudantes. Com o Kindle, é possível transformar os PDFs dos seus livros e textos acadêmicos e adicioná-los à biblioteca apenas com um e-mail. Essa conversão é feita de forma automática e os resultados costumam ser satisfatórios!
Confira, agora, uma lista com quatro possibilidades de kindles, para todos os gostos e todos os bolsos.
O Kindle de 11ª Geração é o menor, mais leve e mais básico da família Kindle, mas já traz todas as principais funções dos seus irmãos mais velhos. Ele possui uma tela super nítida, uma bateria que pode durar até 6 semanas, e memória de 16 GB para armazenar milhares de livros.
O Kindle Paperwhite já traz algumas características mais avançadas, se comparado ao primeiro da lista. Ele possui uma tela maior, com mais qualidade, bordas mais finas e temperatura de luz ajustável, além da bateria com duração de até 10 semanas e resistência à água.
Kindle Paperwhite Signature Edition
A Signature Edition do Kindle Paperwhite oferece alguns recursos adicionais ao modelo padrão da linha, mas mantém o mesmo design e boa parte das características. As diferenças aqui ficam para o carregamento sem fio, luz frontal adaptável e armazenamento ainda maior, de 32 GB – muito mais que o suficiente para armazenar sua biblioteca inteira.
O Oasis é o Kindle mais avançado que a Amazon oferece. Ele possui a maior tela entre os quatro, com 7 polegadas, design mais fino e premium, com botões físicos para passar as páginas, temperatura de luz ajustável, resistência a água IPX8 e 32 GB de armazenamento.
*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon e recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio dos links indicados nesta página. A seleção de produtos segue critérios exclusivamente editoriais. O estoque disponível refere-se ao momento da publicação desta matéria.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do exame para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.