O que te parece ir para a cama ao final do dia e, ao acordar pela manhã, estar mais preparado para uma prova ou para um seminário na escola? Pode parecer estranho simplesmente “acordar mais inteligente“, mas é exatamente isso o que acontece quando estudamos com dedicação um assunto e, depois, desfrutamos de uma boa noite de sono. Enquanto dormimos, nosso cérebro trabalha, consolidando o aprendizado.
Se isso já era imaginado antes, agora está demonstrado pelos avanços da neurociência. O livro “Aprendendo a Aprender”, de Barbara Oakley e Terrence Sejnowski, cita os experimentos da neurocientista Guang Yang, que mostram o que ocorre com os neurônios do nosso cérebro quando estamos aprendendo, e, depois, quando dormimos.
Neurônios a todo vapor
O conhecimento, em nosso cérebro, é como uma rede de conexões entre os neurônios. A pesquisa do dr. Yang mostra o que acontece fisicamente: à medida em que aprendemos, aparecem saliências nos dendritos que se ligam ao corpo celular dos neurônios. Durante o sono, essas saliências crescem, se fortalecem e se ligam a outros neurônios – formando o que chamamos de sinapses. Isso são informações e conhecimento se expandindo na nossa mente.
Tem mais: durante o sono, nosso cérebro revisita diversas vezes o que aprendemos durante o dia, consolidando o aprendizado. Esse fenômeno é visto pelos cientistas por meio de imagens coloridas que mostram o cérebro acessando, durante o sono, as áreas ligadas aos novos conhecimentos obtidos.
Por isso, quando estamos nos preparando para um exame, não é uma boa ideia deixar para estudar na última hora e dormir pouco na véspera da prova. O sono é essencial para um bom resultado de qualquer estudo.
Assim, a receita para o dia a dia do estudante, e também para um período de preparação para provas, é planejar bem os seus dias de estudos, e garantir noites de bom sono, que completam e consolidam tudo o que aprendemos.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.