O prazo para contestar as questões e gabarito do CNU (Concurso Público Nacional Unificado) termina nesta quarta-feira (21). Por meio do recurso, os candidatos podem questionar a banca e pedir a anulação das perguntas que consideraram inadequadas ou incorretas no exame, e que induziram os inscritos ao erro. Para entrar com o recurso, o candidato precisa verificar as diretrizes de seu próprio bloco descritas no edital – acesse todos os editais aqui.
A solicitação deve ser enviada à Fundação Cesgranrio, banca organizadora do processo seletivo, por meio da mesma página na qual foi realizada a inscrição no exame.
Abaixo, confira o passo a passo de como entrar com recurso.
+ Novo cronograma CNU: veja todas as datas do concurso
Como entrar com recurso
O primeiro passo é fazer o login na página de inscrição do CNU utilizando a conta Gov.br. Já na Área do Candidato, o participante verá o campo Interposição de Recursos e deve enviar uma petição para a Fundação Cesgranrio. Este é um documento formal no qual o solicitante precisa narrar os fatos e solicitar uma providência da instituição.
De acordo com o edital, o candidato não deve se identificar na petição e só pode enviar um recurso por questão. Uma vez cadastrada, a solicitação não poderá ser editada. Xingamentos não serão tolerados e acarretarão no indeferimento do recurso. Além disso, ele deve apresentar uma argumentação fundamentada.
+ Gov.br: como criar uma conta para acompanhar inscrições
Também é possível entrar com recurso para as provas escritas, avaliação de títulos e o resultado do procedimento de verificação (para quem concorre às vagas por cotas). Veja o calendário completo de recursos:
- Prazo de revisão das notas da discursiva: 8 e 9 de outubro
- Prazo para solicitação de recurso referente ao resultado da avaliação de títulos: 4 e 5 de novembro
- Prazo para solicitação de recurso referente as avaliações dos candidatos que concorrem às vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência: 13 e 14 de novembro
Importante: não serão aceitos recursos enviados pelos Correios, e-mail, fax ou fora do prazo estabelecido. Caso hajam questões objetivas anuladas, todos receberão os pontos das mesmas.
Todos os gabaritos oficiais do CNU
- Gabarito CNU bloco 1
- Gabarito CNU bloco 2
- Gabarito CNU bloco 3
- Gabarito CNU bloco 4
- Gabarito CNU bloco 5
- Gabarito CNU bloco 6
- Gabarito CNU bloco 7
- Gabarito CNU bloco 8
Cronograma completo do CNU
- 4 de julho: divulgação do cronograma completo;
- 5 a 7 de julho: abertura do sistema para candidatos que não podem ou não querem mais realizar o CNU solicitarem devolução da taxa de inscrição;
- 5 a 7 de julho: abertura do sistema para candidatos aptos a solicitar alteração do local d prova;
- 7 de agosto: disponibilização dos cartões de confirmação para todos os candidatos;
- 18 de agosto: aplicação das provas objetivas e discursivas;
- 18 de agosto: divulgação dos cadernos de provas às 20h;
- 20 de agosto: divulgação preliminar dos gabaritos das aprovas objetivas;
- 8 de outubro: divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva
- 21 de novembro: previsão de divulgação dos resultados finais;
- Janeiro de 2025: previsão do início da convocação de aprovados para a posse.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.