logo-ge

Resumo de física: Calculando frequências

Independente do tipo, todas as ondas possuem algumas grandezas físicas, que são:

– Frequência:
É o número de oscilações de onda, por um certo período de tempo. A unidade de frequência do Sistema Internacional (SI), é o hertz (Hz), que equivale a 1 segundo, e é representada pela letra f. Então, quando dizemos que uma onda vibra a 50Hz, significa que ela oscila 50 vezes por segundo. A frequência de uma onda só muda quando houver alterações na fonte.

-Período:
É o tempo necessário para a fonte produzir uma onda completa. No Sistema Internacional, é representado pela letra T, e medido em segundos.

É possível criar uma equação relacionando a frequência e o período de uma onda:

f = 1/T
ou
T = 1/f

– Comprimento de onda:
É o tamanho de uma onda, que pode ser medida em três pontos diferentes: de crista a crista, do início ao final de um período ou de vale a vale. Crista é a parte alta da onda, vale, a parte baixa. É representada no SI pela letra grega lambda (λ)

– Velocidade:
Todas as ondas possuem uma velocidade, que sempre é determinada pela distância percorrida, sobre o tempo gasto. Nas ondas, essa equação fica:
v = λ / T ou v = λ . 1/T

ou ainda

v = λ . f

– Amplitude:
É a “altura” da onda, ou seja, distância entre o eixo da onda até a crista. Quanto maior for a amplitude, maior será a quantidade de energia transportada.