logo-ge

Resumo de geografia: Desertificação

A desertificação é o processo de destruição do potencial produtivo da terra através de atividades humanas agindo sobre ecossistemas frágeis, com baixa capacidade de regeneração. Em geral, a desertificação ocorre em zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas.

Esse processo provoca três tipos de impactos: ambientais, sociais e econômicos. Como costuma ocorrer em áreas pertencentes a países subdesenvolvidos, a perda de solo agricultável vem aumentando significativamente, agravando ainda mais a situação das economias desses países, o que tem chamado a atenção de autoridades de todo o mundo.

No entanto o processo de desertificação só ganhou relevância a partir de um grande processo de degradação do solo ocorrido nos estados americanos de Oklahoma, Kansas, Novo México e Colorado.
Entre as principais causas responsáveis pela desertificação estão: o desmatamento de áreas com vegetação nativa, o uso intenso do solo, tanto na agricultura quanto na pecuária e as práticas inadequadas de irrigação.

Como conseqüência da desertificação ocorre a eliminação da cobertura vegetal; diminuição da biodiversidade, salinização e alcalinização do solo, intensificação do processo erosivo, redução das terras agricultáveis e diminuição da disponibilidade e da qualidade dos recursos hídricos.