logo-ge

Resumo GE de Biologia: Biosfera

O que é biodiversidade, sustentabilidade, ecossistema e mais

BIODIVERSIDADE – É a variabilidade de organismos vivos de todas as origens existentes (animais, vegetais e microrganismos) nos ecossistemas terrestres e aquáticos. A biodiversidade fornece a matéria-prima para produtos essenciais à sobrevivência humana, incluindo madeira, alimentos e medicamentos. Ações humanas como desmatamentos, ocupação desordenada e poluição de solos e rios são a grande ameaça à diversidade biológica e provocam extinção de espécies.

SUSTENTABILIDADE – O conceito de desenvolvimento sustentável propõe utilizar os recursos naturais de forma que a natureza os consiga repor, para garantir as necessidades das gerações futuras. Essa ideia tem como objetivo conciliar o desenvolvimento econômico com o respeito ao meio ambiente.

ECOSSISTEMAS – São áreas de qualquer dimensão onde há uma relação de interdependência entre os seres vivos (plantas, animais e decompositores) e os fatores físicos do meio ambiente, como o solo e a água.

VEGETAÇÃO NO MUNDO – São nove os principais tipos de vegetação: deserto, estepe (campos, pampas, pradaria), floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana/cerrado, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea. As regiões de baixa latitude, onde há maior incidência de chuva e luz solar, propiciam maior diversidade vegetal. Conforme a latitude vai aumentando, a variedade de plantas diminui progressivamente.

BIOMAS BRASILEIROS – Biomas são comunidades formadas por organismos estáveis, desenvolvidas e bem adaptadas às condições ambientais de uma grande região. Os seis grandes biomas brasileiros são: a Amazônia (o maior do país), a caatinga (exclusivamente brasileiro), o cerrado (um dos mais ameaçados do mundo), a Mata Atlântica (possui apenas 22% de vegetação remanescente), o pampa (também modificado, é usado como pastagem) e o Pantanal (o mais bem preservado).

DESMATAMENTO – A extração da madeira, a agropecuária, o avanço das cidades e a exploração mineral são as principais ações que exercem pressão sobre as florestas. Mais de 75% da cobertura vegetal original do mundo já foi desmatada. No Brasil, a Amazônia já perdeu 12% da sua cobertura original; a Mata Atlântica e o cerrado estão entre os biomas mais ameaçados do planeta.

CÓDIGO FLORESTAL – Sancionado em outubro de 2012, o novo Código Florestal pretende regulamentar o uso da terra. Ambientalistas criticam a ampliação da área permitida para o desmatamento, o que era uma exigência dos produtores rurais. A isenção de multa a quem desmatou até 2008 é outro tema controverso.

Veja também