Saiba qual a cor de caneta do CNU e não leve a errada
Preencher o gabarito com uma cor diferente da permitida pode prejudicar o candidato

Começou! O CNU 2025, Concurso Nacional Unificado, tem as provas objetivas aplicadas neste domingo (5) para milhares de candidatos. Eles concorrem a 3.652 vagas em órgãos federais – uma oportunidade única, e por isso não dá para perder a prova por bobeira! Por isso, é importante conhecer informações básicas como o local de prova, os horários de abertura e fechamento dos portões e, é claro, a cor de caneta permitida.
Assim como em outros concursos e até no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o candidato do CNU só pode usar uma única cor de caneta para preencher o gabarito da prova, sob pena de ser eliminado. Neste caso, a cor de caneta correta é azul.
Mais especificamente, o item deve ser fabricado em tubo transparente (para evitar colas e fraudes) e ser do tipo esferográfica – aquela caneta mais comum.
Veja abaixo outros itens permitidos na prova.
+ Veja o horário do CNU 2025, da abertura dos portões ao fim da prova
O que levar para o CNU
Atenção aos itens obrigatórios para fazer as provas, candidatos! São eles:
- Documento oficial com foto (além das físicas, são aceitas versões digitais dos aplicativos oficiais);
- Caneta esferográfica de tinta azul;
- Alimentos leves e água são permitidos, embora não obrigatórios.
Calendário completo CNU 2025
Publicação do Edital: 30 de junhoInscrições: 2 a 20 de julhoSolicitação de inscrição com isenção do valor de inscrição: 2 a 8 de julhoResultado preliminar dos pedidos de isenção do valor de inscrição: 10 de julhoRecurso da isenção do valor de inscrição indeferida: 11 a 14 de julhoDivulgação da relação de pessoas candidatas que tiveram a solicitação de isenção do valor de inscrição deferida, após contestação: 18 de julhoData final para o pagamento da taxa de inscrição: 21 de julhoPrazo para interposição de eventuais recursos contra o indeferimento da insrição: 01 a 04 de agostoObtenção impressa do Cartão de Confirmação de Inscrição para realização da prova objetiva: 22 de setembro- Aplicação das provas objetivas: 5 de outubro
- Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 6 de outubro
- Prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados: 7 e 8 de outubro.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.