logo-ge

Segunda Guerra Mundial: Dicas para estudar o Dia D

Você sabia que o Dia D, durante a Segunda Guerra Mundial, foi a maior operação aeronaval da história? A batalha mobilizou cerca de 10 mil aviões, 6 130 navios, 156,5 mil soldados – 23,5 mil desses transportados por via aérea – e centenas de veículos blindados.

Mesmo hoje, desembarcar soldados e tanques em praias tomadas pelo inimigo é  algo bem difícil, evitado a qualquer custo. Na Guerra do Iraque, por exemplo, os Estados Unidos travaram várias batalhas diplomáticas para fazer a invasão por terra, a partir de países vizinhos.

Paraquedistas chegando à Normandia (Imagem: reprodução/tumblr captainss)

Paraquedistas chegando à Normandia (Imagem: reprodução/tumblr captainss)

Também conhecido como “Operação Overlord”, o desembarque das tropas nas praias da Normandia começou em 6 de junho de 1944. Soldados americanos, canadenses e britânicos chegaram ao continente europeu para fragilizar a ocupação nazista na França e seguir para Berlim.

Os aliados precisavam, a qualquer custo, fazer com que a Operação Overlord fosse um sucesso, como conta essa reportagem da Aventuras na História. Se falhassem, a guerra poderia se arrastar por muitos anos ainda, já que outra operação daquela magnitude não seria possível tão cedo. Nas palavras do primeiro-ministro britânico Winston Churchill, a Overlord foi “a mais difícil e complicada operação de todos os tempos.”

Reportagens

– O Dia Decisivo – Curiosidades e números sobre a Operação Overlord

– Dia D: os últimos preparativos – Descubra os bastidores do desembarque na Normandia

– Dia D: o ataque pelos céus – Detalhes sobre como a operação aconteceu e suas consequências

Filmes

Imagem do filme "O Resgate do Soldado Ryan" (foto: reprodução)

Imagem do filme “O Resgate do Soldado Ryan” (foto: reprodução)

O Resgate do Soldado Ryan (“Saving Private Ryan”, dir. Steven Spielberg, 1998) – Ambientado durante a Batalha da Normandia, o filme acompanha o Capitão John H. Miller (Tom Hanks) e outros  sete homens enquanto eles procuram pelo paraquedista James Francis Ryan (Matt Damon), que é o último sobrevivente de quatro irmãos militares. A obra foi indicada a onze prêmios Oscar.

O Desafio das Águias (“Where Eagles Dare” dir. Brian G. Hutton, 1968) – Esse filme de ficção, estrelado por Clint Eastwood e Richard Burton, mostra a invasão do Dia D sob uma ótica diferente. Conta a história de um general americano capturado pelos nazistas antes da invasão da Normandia. Temendo que ele dedure os planos dos aliados, os britânicos organizam uma missão para resgatar o general, antes que ele seja forçado a revelar os planos do Dia D.

Série

Band of Brothers (2001) – Lançada pela HBO, essa série tem 10 episódios e conta a história da Easy Company, integrante da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos, na Segunda Guerra Mundial. Ela foi baseada no livro de mesmo título, da autoria de Stephen E. Ambrose. Ao longo dos episódios, é contado como o regimento de paraquedistas americanos se preparou para o Dia D, até o momento da captura do Ninho da Águia, fortaleza de Hitler nos Alpes.