O Simbolismo começou em 1857 com a publicação de As flores do Mal, de Charles Baudelaire (1821 1867). Esteticamente, os simbolistas se opuseram às propostas do Realismo na Europa. Em Portugal, o movimento iniciou-se com o livro Oaristos (1890), de Eugénio de Castro (1869 1944).
Autores
Antônio Nobre (1867 1900): trata a temática da saudade enfatizando a musicalidade e a utilização de imagens estranhas e inesperadas. Sua obra apresenta a idealização da infância e do campo em contraposição à decadência do espaço urbano.
Camilo Pessanha (1867 – 1926): utiliza uma linguagem moderna, que passa ao largo dos simbolistas convencionais, para discutir questões existenciais. A obra de Pessanha apresenta um simbolismo arrebatado, considerado o verdadeiro sentimento simbolista para muitos críticos.
Com o que ficar atento?
Os artistas simbolistas dão ênfase a temas místicos, imaginários e subjetivos. Produzem poesia de caráter individualista, descartam a lógica e a razão e valorizam a intuição. Usam sinestesias e figuras sonoras como assonância e a aliteração para criar musicalidade e despertar os sentidos. Para sugerir a imagem de objetos, usam símbolos.
O Simbolismo é um contraponto à rigidez parnasiana e à subjetividade ausente de sentimentalismo da estética romântica.
Como pode cair no vestibular?
Sobre certos aspectos, o Simbolismo resgata o gosto romântico pelo vago e pelo impreciso e essa relação embasa muitas questões. Também são comuns as perguntas sobre o pessimismo e a efemeridade da vida que aparecem nas obras simbolistas.
Como já caiu no vestibular?
1. (Mackenzie)
Chorai, arcadas
Do violoncelo!
Convulsionadas
Pontes aladas
De pesadelo …
Trêmulos astros…
Soidões* lacustres…
– Lemes e mastros…
E os alabastros
Dos balaústres!
soidões solidões.
Camilo Pessanha
Assinale a alternativa correta sobre o texto.
a) Destaca a expressão egocêntrica do sofrimento amoroso, de nítida influência romântica.
b) Recupera da lírica trovadoresca a redondilha maior, a estrutura paralelística e os versos brancos.
c) A influência do Futurismo italiano é comprovada pela presença de frases nominais curtas e temática onírica.
d) A linguagem grandiloqüente, as metáforas cósmicas e o pessimismo exacerbado comprovam o estilo condoreiro.
e) A valorização de recursos estilísticos relacionados ao ritmo e à sonoridade é índice do estilo simbolista.
GABARITO
Resposta correta: E
Comentário: È característica marcante do simbolismo a aproximação entre música e poesia. Nesse poema em particular Camilo Pessanha explora esse recurso através do uso de assonâncias e aliterações.
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