Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Síria (história, política e economia) – resumo

Localização Situada no coração do Oriente Médio, a Síria faz fronteira com a Turquia, Iraque, Líbano, Jordânia e Israel. Sua capital é Damasco. Economia O país tem como base da sua economia a agricultura, o turismo e a extração de petróleo. História Habitado por povos semitas desde a Antiguidade, o território da Síria é, no […]

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h45 - Publicado em 13 mar 2012, 16h48

Localização Situada no coração do Oriente Médio, a Síria faz fronteira com a Turquia, Iraque, Líbano, Jordânia e Israel. Sua capital é Damasco.

Economia O país tem como base da sua economia a agricultura, o turismo e a extração de petróleo.

História Habitado por povos semitas desde a Antiguidade, o território da Síria é, no decorrer da história, dividido entre os impérios Persa, Macedônio e Romano. O país foi ocupado por diversos povos, e a s marcas dessas passagens são visíveis pelo território. Há desde antigas ruínas romanas, a castelos medievais da época das Cruzadas e monumentos islâmicos.

Independência O país é dominado pelos franceses até a sua independência, em 1946. O primeiro governo sírio é deposto em 1949, por um golpe militar. Um novo golpe reestabelece o regime constitucional em 1954. Em 1958, um plebiscito aprova a fusão de Síria e Egito na República Árabe Unida, mas um golpe em 1961 os separa. Outro golpe em 1963 coloca Baath no poder.

Ditadura militar Em 1967, o país perde as Colinas de Golã para Israel, na Guerra dos Seis Dias. Em 1970, o ministro da Defesa, o general Hafiz al-Assad, muçulmano alauita, dá um golpe. O general morre em 2000. Em junho do mesmo ano seu filho, Bashar al-Assad, o sucede, permanecendo no poder até hoje.

Continua após a publicidade

Publicidade