“Sustentabilidade é um mito criado pelo capitalismo”, afirma Ailton Krenak
Autor é cobrado na lista de leituras obrigatórias da Unicamp com o livro "A Vida não é Útil"

Se você passou seus anos de escola ouvindo sobre a importância da sustentabilidade – incluindo ações como recolher papel de bala da rua ou limitar o tempo no banho – pode tomar um susto com a visão do ativista e escritor Ailton Krenak a respeito deste conceito.
“Em um dos meus textos, eu digo que sustentabilidade é um mito corporativo, quer dizer, é um mito que foi criado pelas corporações, pelo capitalismo, para iludir as pessoas com a ideia de que a natureza é infinita, de que a gente pode continuar furando petróleo, sujando oceanos”, afirmou o autor em entrevista recente ao GUIA DO ESTUDANTE. O texto a que ele se refere compõe o livro “A Vida não é Útil“, cobrado como leitura obrigatória no vestibular da Unicamp.
Segundo Krenak, a ideia de sustentabilidade oculta as verdadeiras causas do colapso ambiental – que vão além das ações individuais de cada cidadão, como não reciclar seu lixo, e tocam em problemas estruturais do capitalismo. Para além das grandes empresas produtoras de combustíveis fósseis, o ativista cita ainda o agronegócio como um dos destruidores do planeta.
+ As ideias de um pensador indígena para adiar o fim do mundo
“É uma responsabilidade muito grande dos governos e da própria Organização das Nações Unidas alertar para o risco de um colapso ambiental do ponto de vista ecológico, não só climático”, afirma, completando que podemos ter “um colapso pelo aquecimento global, mas a gente pode ter um adoecimento geral por causa do envenenamento da biosfera do planeta, que são os oceanos, a terra, a água.”
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), 2024 foi o ano mais quente da série histórica, e a temperatura média do planeta ficou 1,55 °C acima dos níveis pré-industriais. Já um estudo recente publicado na revista científica Nature afirma que a floresta amazônica pode entrar em colapso ainda este ano, atingindo um ponto sem retorno.
+ O ponto sem retorno ao qual a floresta amazônica está chegando
É sobre esse perigo iminente, que se manifesta por meio da destruição ambiental e até pelo surgimento de pandemias, que Ailton Krenak trata em suas obras. Aos estudantes que entram em contato com seus livros pela escola ou vestibulares, o autor espera ser capaz de ajudar a atravessar este ‘”abismo cognitivo em que estamos jogados”.
“Nós precisamos ser honestos na comunicação com eles. A gente não pode tratar esses jovens como bobos e também não podemos apavorá-los com uma profecia de fim de mundo. Meus livros se comunicam com essa juventude de uma maneira gentil e respeitosa”, reflete.
Ver essa foto no Instagram
Quer entender ainda melhor o livro de Ailton Krenak?
A gente te explica tim-tim por tim-tim! No e-book Literatura em Foco, disponível para download gratuito clicando aqui, você confere um resumo e análise detalhados do livro ‘A Vida Não é Útil’, de Ailton Krenak. Tem informações sobre os ensaios, contexto histórico e muito mais – tudo feito com cuidado e consultando os professores do Poliedro Curso.
Além do livro do autor, você também encontrará ao longo de 100 páginas resumos e análises das seguintes obras cobradas nos vestibulares:
- A Visão das Plantas (Fuvest e UFRGS)
- As Meninas (Fuvest)
- Ainda Estou Aqui (UFGD e cotado para o Enem)
- Balada de Amor ao Vento (Fuvest)
- Canção para Ninar Menino Grande (Fuvest)
- Caminho das Pedras (Fuvest)
- Memórias de Martha (Fuvest)
- Nebulosas (Fuvest)
- No Seu Pescoço (Unicamp)
- Olhos D’Água (Unicamp)
- O Avesso da Pele (UFRGS e cotado para o Enem)
- O Cristo Cigano (Fuvest)
- O Sol na Cabeça (UFSC e cotado para o Enem)
- Opúsculo Humanitário (Fuvest)
- Torto Arado (UESB, UEPG e cotado para o Enem)
Não substitui a experiência de ler os livros, é claro, mas a gente te guia e torna esse percurso muito mais fácil.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.