Há quem tenha arrepios só de pensar no teorema de Pitágoras, mas a fórmula matemática não é um bicho de sete cabeças. Afinal, “a soma dos quadrados dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa” pode parecer um trava-línguas mas, na prática, é muito simples fechar essa conta.
Além disso, apesar do senso comum pregar que esse é um conteúdo usado apenas na escola, profissões como a Engenharia Civil, por exemplo, utilizam do cálculo a todo momento na projeção de obras. Acredite: o Teorema de Pitágoras está em todos os cantos!
+ A importância do teorema de Pitágoras e da matemática, além das provas
Se você estiver em um quarto nesse momento, ao final deste texto será capaz de calcular o valor dos triângulos retângulos presentes nas extremidades do cômodo. Vamos lá?
+ Siga esses passos para não esquecer mais nada do que aprende
O teorema de Pitágoras
O teorema foi desenvolvido para calcular os valores presentes em um triângulo retângulo a partir dos catetos e da hipotenusa. O valor total dos ângulos em um triângulo retângulo, vale lembrar, é sempre 180°.
O momento em que a maioria dos estudantes trava é na hora de encontrar o “x”, ou seja, o valor da hipotenusa. É preciso lembrar que o cálculo é sempre feito ao quadrado utilizando a seguinte equação:
a² = b² + c²
A letra “a” equivale à hipotenusa e as letras “b” e “c” aos catetos.
Com exemplo abaixo fica mais fácil entender.
Aplicando a fórmula do Teorema de Pitágoras
+ A importância do teorema de Pitágoras e da matemática, além das provas
Quem foi Pitágoras
Pitágoras foi um filósofo, músico, matemático e astrônomo grego pré-socrático que criou a Escola Pitagórica. Não se tem muitas informações sobre o pensador, que nasceu por volta de 570 a.C. Tudo que se sabe vem de escritos de Aristóteles, Xenófanes e Heródoto. Pitágoras ganhou seguidores ao unir conhecimentos em matemática, geometria, astronomia e filosofia.
Mesmo o teorema levando seu nome, é possível que o cálculo já existisse muito antes do filósofo nascer. Foram encontrados registros dele em placa de argila da Babilônia, que datam 3.700 anos. É provável que o teorema tenha levado o nome de Pitágoras devido a sua popularidade na Grécia antiga, e por seus seguidores terem passaram o conhecimento adiante.
+ Conheça a HQ que ensina filosofia de um jeito leve e divertido
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.