logo-ge

Todas escolas públicas urbanas terão banda larga até o fim deste ano, diz governo

Anatel e MEC afirmam que internet rápida já chega a 66% das instituições públicas do país; até dezembro, só faltará acesso em escolas rurais

Crédito: Getty Images

da redação

 

– Você tem acesso à internet rápida na sua escola?

Escolas públicas de todas as cidades brasileiras terão acesso à internet de banda larga até o fim de 2010, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério da Educação (MEC). As escolas em áreas rurais terão de esperar um pouco mais para ter o acesso.

Pelas contas do governo, até o ano passado o acesso chegava a 45.192 escolas, 66% do total a ser equipado até o fim do ano. O número está abaixo da meta do governo, que era 80% das escolas conectadas até o fim de 2009. Pelas contas do MEC, o Brasil tem 64.879 escolas estaduais e municipais em cidades.

O último balanço divulgado mostra que a maior parte das escolas públicas com internet rápida estão em Minas Gerais (4.962). São Paulo, o Estado mais populoso do país, vem em segundo lugar, com 4.842 escolas conectadas. Segundo notícia divulgada pela Agência Brasil, um impasse entre o governo paulista e a Anatel estariam atrasando o programa Banda Larga na Escola no estado.

Os estados com menor número de escolas com conexão à internet são Roraima (68), Amapá (131) e Acre (187). As escolas em áreas rurais estão excluídas das metas do programa.

O programa Banda Larga na Escola prevê universalizar o acesso da internet rápida nas instituições públicas. As metas não especificam, porém, se os alunos terão acesso às conexões.

 

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular

– Notícias de Enem