Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Tumblr “denuncia” os chateados da arte

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h35 - Publicado em 19 jul 2013, 18h50

O Almanaque Abril 2013 define assim dois movimentos artísticos marcados pela restauração dos valores greco-romanos e pela valorização de representações mais detalhistas e próximas do real.

Renascimento

“Movimento europeu de renovação intelectual e artística em ruptura com a arte medieval, atinge o apogeu no século XVI, sobretudo na Itália. O ideal renascentista se alicerça na restauração dos valores do mundo greco-romano e é marcado pela crença em uma capacidade ilimitada na criação humana. Sua origem remonta aos valores do humanismo, surgido na Itália dois séculos antes, e impulsionado pelo progresso econômico das cidades italianas dominadas na época por uma burguesia interessada nas letras e artes.”

Neoclassicismo

“Estilo do século XVIII que resgata os valores greco-romanos da Antiguidade Clássica, tendência já ocorrida na Europa do século XIV ao XVI, Surge em contraposição ao barroco. É muito influenciado pelos ideais humanistas, que põem o homem como centro do universo. Reproduz o mundo real, mas moldado ao que se considera ideal. A razão é mais importante que a emoção.”

 

Outro ponto em comum entre os dois movimentos é que as obras de ambos muitas vezes traziam representações de pessoas, digamos assim, chateadas. Mas elas muitas vezes passam despercebidas pelos observadores. Isso porque esses pintores eram tão detalhistas que os rostos estavam, na maioria das vezes, escondidos em meio a outros elementos.

O Tumblr Chatearte chama atenção para esses tristonhos homenageados pela arte e a grande sacada aqui é justamente o elemento surpresa: os rostos parecem tão escondidos que levamos um tempo até identificar quem é o chateado da vez.

Continua após a publicidade

pintura-a

pintura-a2

As pinturas usadas não pertencem a apenas ao classicismo e ao neoclassicismo – há obras pertencentes ao impressionismo, por exemplo. É uma boa oportunidade para você dar uma revisada nos movimentos artísticos e filosóficos mais importantes de cada época, estudando suas características e como eles influenciaram e foram influenciados pelos acontecimentos da época.

pintura-ba
pintura-b2

Sugestão de leitura:

– Classicismo (Portugal) – resumo, principais autores, características, dicas e questões comentadas

– Simulado História – Renascimento

– Arcadismo (Portugal) – resumo, poesia de Bocage, dicas e questão comentada

Continua após a publicidade

Publicidade